Correios – Configurações Iniciais

Quem possui loja virtual com entrega para todo Brasil deve escolher os parceiros certos para fazer a entrega dos produtos. Neste ponto, uma boa alternativa são os Correios. Este post explica como configurar sua loja virtuaria para trabalhar com os correios. Para entender melhor como funciona o cálculo do frete no processo de compra online, acesse este outro post “Cálculo do Frete.

CEP de Origem

Nas lojas Virtuaria, para utilizar os serviços dos Correios, é necessário apenas que o CEP de Origem (CEP da sua loja) esteja corretamente definido. Ele será usado, junto com o CEP de Destino (informado pelo comprador) no processo de cálculo automático do valor frete.

A imagem abaixo mostra a tela de configuração do Virtuaria com um CEP fictício definido e alguns serviços ativados. Existem muitas opções de configuração. Porém, tudo vem preparado e pré-configurado para fácil utilização, ou seja, a maioria das opções não precisam ser alteradas para iniciar a utilização. A única configuração obrigatória antes de começar a utilizar os serviço dos correios é informar o “CEP de Origem”.

correios

Serviços dos Correios

Como a imagem acima mostra, as lojas Virtuaria dão suporte aos principais serviços dos correios. Alguns deles são:

  • PAC – Serviço de encomenda da linha econômica para o envio exclusivo de mercadorias.
  • SEDEX – Serviço de encomenda expressa de documentos e mercadorias.
  • SEDEX 10 – Serviço de encomenda da linha expressa para o envio de documentos e mercadorias com entrega garantida até as 10 horas da manhã do dia útil seguinte ao da postagem.
  • SEDEX Hoje – Serviço de remessa expressa de documentos e mercadorias com entrega garantida no mesmo dia da postagem.
  • e-SEDEX – Serviço de encomenda expressa dos Correios para produtos adquiridos por meio do comércio eletrônico. Necessário estar utilizando o Serviço Corporativo para está opção.

Outras configurações:

A imagem tem várias muitas opções de configuração. Todas elas estão descritas abaixo.

  • Habilita/Desabilita – Ativa ou Desativa o recurso cálculo de frete via sistema dos Correios.
  • Título – Título visto pelo comprador quando estiver finalizando um pedido.
  • Declarar valor – Indica se o valor das encomendas deve ou não ser declarado para utilização de um serviço semelhante a um seguro.
    Quando em uso, declara-se o valor dos objetos, postados sob registro, para fins de ressarcimento em caso de extravio ou espoliação. O serviço prevê a indenização no montante declarado, proporcional ao dano (parcial ou total) do conteúdo.
  • Estimativa de entrega – Quando ativo este recurso, é informado ao cliente a data prevista para entrega.
  • Dias adicionais – Número de dias que deve ser adicionado a estimativa de entrega. Utilize quando houver dificuldade em realizar a postagem imediata das mercadorias. É uma margem de segurança que você pode utilizar para garantir a entrega no prazo estimado;
  • Taxa de manuseio – Montante somado ao valor total do frete da encomenda. Esse valor também pode ser informado utilizando porcentagem. Ex: 5%.
  • Simulador – Exibe um simulador de frete na página do produto.
  • Tabela do histórico de rastreamento – Exibe o histórico de rastreamento da mercadoria para seu cliente, através do link “Minha Conta” > “Ver pedido“.
  • Serviço corporativo – É possível utilizar ou não o serviço corporativo dos Correios. O serviço corporativo é requerido para utilização do serviço e-SEDEX e possui taxas menores em relação ao serviço convencional. Para fazer uso do serviço corporativo é necessário possuir um “Código Administrativo” e “Senha Administrativa” castrados nos Correios.
  • Altura Mínima – Caso um produto tenha altura menor que a mínima, o frete será calculado usando a altura mínima que, no caso dos Correios, é de 2 cm.
  • Largura Mínima – Funcionamento semelhante a “Altura Mínima”. No caso dos Correios, a largura mínima é de 11 cm.
  • Comprimento Mínimo – Funcionamento semelhante a “Altura Mínima” e “Largura Mínima”. No caso dos Correios, o comprimento mínima é de 16 cm.

 

Altura, largura, comprimento e peso mínimos

Valores para pacotes e caixas. Para informações sobre outros tipos de embalagem, veja esse post “Como embalar seus produtos”

dimensoes_correios

Um comentário em “Correios – Configurações Iniciais


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Fique a frente da concorrência.

Venda online para todo o Brasil!

Receba as últimas ideias sobre comércio eletrônico.