Correios – Configurações Iniciais
Quem possui loja virtual com entrega para todo Brasil deve escolher os parceiros certos para fazer a entrega dos produtos. Neste ponto, uma boa alternativa são os Correios. Este post explica como configurar sua loja Virtuaria para trabalhar com os correios. Para entender melhor como funciona o cálculo do frete no processo de compra online, acesse este outro post “Cálculo do Frete“.
PAC & SEDEX
Entre os principais serviços oferecidos pelos correios estão o PAC como opção econômica e o SEDEX como opção expressa de envio. Sendo que ambas as opções possuem entrega domiciliar, registro e indenização automática. Para mais informações acesse SEDEX ou PAC.
Nas lojas Virtuaria, para utilizar os serviços dos Correios, é preciso antes configurar um Área de entrega e nela atribuir o serviço de entrega dos correios de sua preferência.
A configuração de ambos os serviços são semelhantes, tendo como necessário apenas que o CEP de Origem (CEP da sua loja) esteja corretamente definido. Ele será usado, junto com o CEP de Destino (informado pelo comprador) no processo de cálculo automático do valor de frete.
A imagem abaixo mostra a tela de configuração do Virtuaria com um CEP fictício definido. Existem muitas opções de configuração. Porém, tudo vem preparado e pré-configurado para fácil utilização, ou seja, a maioria das opções não precisam ser alteradas para iniciar a utilização. A única configuração obrigatória antes de começar a utilizar os serviço dos correios é informar o “CEP de Origem”.
Outras configurações:
A imagem revela opções de configuração. Sendo elas descritas abaixo:
- Habilita/Desabilita – Ativa ou Desativa o recurso cálculo de frete via sistema dos Correios.
- Título – Título visto pelo comprador quando estiver finalizando um pedido.
- CEP de origem – Código postal da loja, ou seja, de onde sairão as encomendas.
- Classe de entrega – Classe de entrega que poderá ser aplicada a este método.
- Tempo de entrega – Quando ativo, o sistema informada ao cliente a data prevista para entrega.
- Dias adicionais – Número de dias que deve ser adicionado a estimativa de entrega. Utilize quando houver dificuldade em realizar a postagem imediata das mercadorias. É uma margem de segurança que você pode utilizar para garantir a entrega no prazo estimado.
- Taxa de manuseio – Montante somado ao valor total do frete da encomenda. Esse valor também pode ser informado utilizando porcentagem. Ex: 5%.
- Código do serviço – Define o código do serviço no sistema do Correios. Esse código muda muito raramente. Deve-se tomar cuidado para não alterar essa configuração por acidente.
- Tipo de serviço – Seleção entre os tipos corporativo e convencional. O serviço corporativo é usado quando o lojista firma algum contrato com os Correios que permite menores taxas em relação ao serviço convencional. Para fazer uso do serviço corporativo é necessário possuir um “Código Administrativo” e “Senha Administrativa” castrados nos Correios.
- Aviso de recebimento – É o serviço adicional que, por meio do preenchimento de formulário próprio, permite comprovar, junto ao remetente, a entrega do objeto.
- Mãos próprias – É o serviço adicional pelo qual o remetente recebe a garantia de que o objeto, por ele postado sob Registro, será entregue somente ao próprio destinatário, através da confirmação de sua identidade.
- Declarar valor para seguro – Indica se o valor das encomendas deve ou não ser declarado para utilização de um serviço semelhante a um seguro. Com o seguro, em caso de dano (parcial ou total), é paga uma indenização proporcional ao valor do produto.
É bom ter em mente que, quando esta opção é ativada, o valor do frete aumenta de forma proporcional ao valor do produto que está sendo comprado. - Altura Mínima – Caso um produto tenha altura menor que a mínima, o frete será calculado usando a altura mínima que, no caso dos Correios, é de 2 cm.
- Largura Mínima – Funcionamento semelhante a “Altura Mínima”. No caso dos Correios, a largura mínima é de 11 cm.
- Comprimento Mínimo – Funcionamento semelhante a “Altura Mínima” e “Largura Mínima”. No caso dos Correios, o comprimento mínima é de 16 cm.
- Log de depuração – Ao ser ativado registra eventos, como as solicitações WebServices.
Altura, largura, comprimento e peso mínimos
Valores para pacotes e caixas. Para informações sobre outros tipos de embalagem, veja esse post “Como embalar seus produtos”
Serviços dos Correios
As lojas dão suporte aos principais serviços dos correios. Sendo eles:
- PAC – Serviço de encomenda da linha econômica para o envio exclusivo de mercadorias.
- SEDEX – Serviço de encomenda expressa de documentos e mercadorias.
- SEDEX 10 Envelope e Pacote – Serviço de encomenda da linha expressa para o envio de documentos e mercadorias com entrega garantida até as 10 horas da manhã do dia útil seguinte ao da postagem.
- SEDEX 12 – Serviço de remessa expressa de documentos e mercadorias com entrega garantida até às 12 horas da manhã do dia útil seguinte ao da postagem
- SEDEX Hoje – Serviço de remessa expressa de documentos e mercadorias com entrega garantida no mesmo dia da postagem.
- e-SEDEX – Serviço de encomenda expressa dos Correios para produtos adquiridos por meio do comércio eletrônico. Necessário estar utilizando o Serviço Corporativo para está opção.
- Carta Registrada – É o serviço de correspondência postado por pessoa jurídica com ou sem fins lucrativos.
- Impresso Normal e Urgente – Serviço para o envio de objetos classificados como impressos, tais como livros, com apelo para venda ou de cunho informativo.
- Mercadoria Expressa – É o serviço internacional para envio de mercadorias com prioridade máxima de tratamento, encaminhamento e entrega.
- Mercadoria Econômica – É o serviço internacional para envio de mercadorias de baixa prioridade de encaminhamento e entrega.
- Leve Internacional – É o serviço internacional para envio de mercadorias com tratamento prioritário e prazos médios de encaminhamento e entrega, focado no envio de presentes e amostras de até 2kg.
Muito bom…