Status do Pedido

O status do pedido informa a situação atual do pedido. É muito importante conhecer o que significa cada status do pedido, pois eles são essenciais para um gerenciamento eficiente das vendas.

O fluxo padrão é o seguinte:

  1. Pendente – Pode ser fruto de um pedido não finalizado corretamente na página de finalização da compra. Neste caso, o estoque ainda não foi reduzido.
    Exemplo: O cliente inicia o processo de pagamento via cartão de crédito, mas não finaliza porque o número do cartão e/ou o dígito verificador são inválidos.
  2. Aguardando – Pedido recebido, estoque reduzido, mas não pago ainda.
    Ocorre quando o checkout é finalizado com sucesso, mas a confirmação do pagamento fica pendente. Neste caso, o estoque será reposto automaticamente caso não ocorra a confirmação do pagamento.
    Exemplo 01: O cliente inicia o pagamento via cartão de crédito, mas a confirmação do pagamento por parte da operadora não chega imediatamente, O pedido ficará aguardando até que o pagamento seja confirmado ou negado.
    Exemplo 02: O cliente escolhe pagamento via boleto bancário. Neste caso, o pedido poderá ficar aguardando por alguns dias até que o pagamento do boleto seja confirmado ou não pelo sistema que gerou o boleto (PagSeguro, por exemplo).
    Exemplo 03: O cliente escolhe o método transferência bancária. O sistema ficará em status aguardando até a confirmação ou não da transferência. Neste caso, a confirmação é manual, ou seja, deve ser feita via painel da loja pelo administrador.
  3. Processando:
    Pedido recebido, estoque já reduzido. Em essência, indica que o dono da loja deve preparar o produto para entrega. Na maioria das vezes, indica que o pagamento já foi confirmado, com exceção de compras através do método “Pagamento na Entrega”, pois nesse caso o cliente paga no momento que recebe o produto;
    O pedido pode mudar de pendente para “Processando” direto, sem passar pelo status “Aguardando”. Isso ocorre no pagamento via cartão de crédito, mas somente quando a operadora aprova o pagamento imediatamente, ou então no método pagamento na entrega, como já explicado;
  4. Concluído – Pedido finalizado, produto entregue ao cliente. A finalização do pedido é sempre manual, pois o sistema não tem como saber se o cliente recebeu o produto em mãos;
  5. Cancelado – Caso o pagamento não ocorra, o pedido deve mudar para cancelado. Novamente, isso pode ocorrer automaticamente ou manualmente pelo administrador da loja. Dependendo do método de pagamento do pedido será preciso efetuar o cancelamento diretamente no painel administrativo do serviço(ex: Pagseguro). Depois do cancelamento, o estoque é reposto e não são mais permitidas ações no pedido.
    Exemplo 01: Um pedido pode ficar pendente enquanto o cliente tenta finalizar a compra via cartão de crédito. O cliente pode apenas estar errando os dados do cartão e por isso tentando várias vezes durante alguns minutos. Enquanto isso, o pedido, que já foi criado, fica com o status pendente. Caso o cliente desista, o pedido ficará com status pendente por um período de tempo e depois mudará para cancelado automaticamente;
    Exemplo 02: O cliente gera um boleto, mas não paga. O pedido mudará para cancelado quando o sistema de pagamento (pagSeguro ou outro) notificar a loja que o boleto não foi pago;
  6. Reembolsado – Indica que o valor do pedido foi devolvido ao comprador. Também pode ocorrer automaticamente ou manualmente, dependendo do método de pagamento escolhido.
    Observação: Reembolsar um pedido na loja não gera ações correspondentes no PagSeguro, então, é preciso acessar o painel do pagseguro e manualmente emitir um reembolso.

Emails Automáticos de Notificação

Para quase todas as mudanças de status acima, o cliente e/ou administrador da loja recebem emails automáticos de notificação..

  • O administrador recebe emails quando um novo pedido é criado e quando o status muda para Processando, Reembolsado ou Cancelado;
  • O comprador recebe emails quando o pedido é criado e quando o status muda para Processando, Concluído, Cancelado, ou Reembolsado.

Saiba mais em: http://virtuaria.com.br/subject/pedidos/

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