Lista de Carrinhos

Segundo pesquisa realizada em 2013 pela Forrester, estima-se que cerca de 81% dos carrinhos são abandonados nas lojas online americanas, um número surpreendentemente elevado, principalmente quando consideramos tudo o que é feito para atrair o público alvo. De acordo com a mesma pesquisa concluiu-se que 46% dos consumidores que abandonam carrinhos, retornam a loja e finalizam a compra quando são estimulados. Poucas empresas possuem estratégias de recuperação de carrinho estabelecidas.

No Brasil, segundo pesquisa realizada pelo IBOPE e-commerce em 2013, a taxa de abandono de carrinhos varia de 65% a 83%. Pensando nisso as Lojas Virtuaria oferecem o recurso de Lista de Carrinhos. Com essa ferramenta é possível monitorar em tempo real informações sobre carrinhos abertos e abandonados e para melhorar a gestão possui gráficos e estatísticas por período (dia, mês, ano, etc) ou por produto.

Através da página Lista de Carrinhos, no menu Marketing, são mostrados em tempo real, todos os carrinhos da loja. Cada carrinho pode receber um dos 3 status descritos abaixo:

  • Aberto – Indica que o carrinho está sendo utilizado por um determinado cliente.
  • Abandonado – Indica que o cliente não efetuou a compra em tempo hábil. O tempo para determinar um carrinho como Abandonado é de 20 minutos.
  • Convertido – Indica que o cliente efetuou a compra dos itens presente no carrinho de compras.

Abaixo segue figura que demostra os status dos carrinhos. Também pode-se observar a data da última alteração feita no carrinho, é possível também efetuar algumas ações como visualizar pedidos, acessando a coluna “Ações”. Por conveniência o gestor da loja poderá filtrar informações por data, cliente ou status do carrinho.

 

 

Para visualizar detalhes do carrinho basta clicar no nome do usuário do carrinho escolhido na aba “Detalhes do Carrinho”.

 

 

Entre os detalhes do carrinho encontramos:

  • Carrinho do cliente – Informa a qual cliente pertence o carrinho, possui link para edição do cadastro do cliente caso o mesmo esteja registrado na loja.
  • Itens do Carrinho – Informa detalhes dos produtos presentes no carrinho. Cada linha contém:
    • Item – Imagem que retrata o produto em questão.
    • SKU – Código do produto.
    • Nome – Nome do produto em questão, possui link que permite a sua edição.
    • Quantidade – Unidades do produto presentes no carrinho.
  • Dados do Carrinho – Informa detalhes da criação do carrinho como:
    • Última Atualização do Carrinho – Data da última alteração feita no carrinho pelo comprador.
    • Idade do Carrinho – Período de tempo passado desde que o carrinho fora criado.
    • Endereço IP do Cliente – Informa o Endereço IP que o cliente utilizou para criar o carrinho.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *