Gerenciamento de Estoque

O controle de estoque é tarefa de primeira importância para o sucesso de um e-commerce. Com o crescimento das vendas, a complexidade operacional aumenta e consequentemente torna-se fundamental ter um bom sistema de gestão de estoque.

A plataforma Virtuaria permite um controle detalhado e flexível do estoque de produtos. O sistema destaca automaticamente os produtos com estoque baixo, além de enviar emails de notificação para o dono da loja. É possível escolher se vai “permitir a venda”, “permitir, mas avisar ao cliente” ou “não permitir” a venda de produtos fora do estoque, entre outras coisas.

Uma pesquisa recente mostrou que 75% dos compradores online no Brasil, desistem de compras devido as altas taxas e a demora na entrega. Uma das principais causas de atrasos na entrega dos produtos é a má gestão da logística interna. Para que não aconteça esse tipo de falha no seu comércio eletrônico, é necessário ter controle sobre os processos de alocação, de propriedade e de organização das mercadorias.

Estoque compartilhado

Uma dúvida recorrente: “é possível compartilhar o estoque da loja física com o site?”. Em caso de pequenos negócios, é possível, porém deve-se ter o cuidado para não colocar o estoque inteiro na internet, para não correr o risco de vender virtualmente um produto que já foi vendido na loja física. Por exemplo, se você possui 12 peças de um modelo, coloque apenas 10 no seu e-commerce.

Em caso de investimento em publicidade, é preciso observar se o número disponível de peças de um mesmo item não é muito pequeno, pois se vários clientes interessados não puderem adquirir a peça por falta de estoque, você terá investido em publicidade e não terá retorno financeiro.

Venda por consignação

É possível, ainda, vender sob encomenda ou consignação. Nesse caso a empresa não tem estoque físico, efetua a compra diretamente do fabricante. O produto é repassado ao cliente somente quando a compra é concluída. Esta estratégia é conhecida como drop shipping e é indicada para os empreendedores que não possuem muito capital para investir no estoque.
Neste caso, é necessária uma boa dose de confiança nos seus fornecedores, que devem ser escolhidos a dedo e trabalhar em boa sintonia com sua loja. Em caso de atraso do fornecedor ou fabricante, quem perde credibilidade é a marca. Se o cliente não receber sua encomenda no prazo, é possível que se frustre e gere uma publicidade negativa para o seu negócio, além da própria loja ter que arcar com perdas de rendimento e tempo, estornando o cartão e devolvendo o dinheiro ao consumidor.

Dependendo do parceiro logístico, você receberá um código de rastreio ou haverá um procedimento de cadastro dos produtos para entrega. Em seguida, recebe a confirmação. Algumas plataformas também enviam e-mail ao cliente com o código de rastreamento.

 

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