Blog Corporativo

Blogs têm sido usados, entre outras coisas, como uma forma de divulgar notícias de um modo simples e rápido, normalmente objetivando atrair visitas, interagir com público alvo e aumentar o ranking nas ferramentas de pesquisa, como o Google e Bing.

Basicamente, um blog é um conjunto de mensagens curtas ou longas que são conhecidas como POSTs, normalmente ordenadas em ordem decrescente por data da postagem e também organizadas em categorias.

Blog Corporativo

Um bom blog corporativo é capaz de aproximar as empresas de seus clientes em potencial, e de construir uma imagem positiva junto ao mercado. Dentro de uma boa estratégia de Marketing Digital, um blog corporativo é uma ferramenta das mais poderosas, pois permite criar uma conexão maior com as pessoas do outro lado da tela. Isto pode ser feito deixando de lado conteúdos repetitivos e excessivamente focados em vendas, e mudando o foco para publicações interessantes, informativas, educativas e com o devido foco.

Um conteúdo bem feito precisa estar otimizado para os buscadores, porém, antes de tudo, precisa ser relevante, e isso significa um conteúdo focado em seu público alvo e nas soluções que ele busca.

A regra de ouro é: Produza conteúdo interessante para seu público alvo. Isto tende a construir uma relação mais forte com o público alvo, passando uma imagem de confiança e autoridade em relação ao produto ou serviço oferecido, levando a um aumento de engajamento e também das vendas.

Como utilizar o Blog das Lojas Virtuaria

Pensando nos benefícios citados acima, as lojas Virtuaria contam com uma ferramenta de blog corporativo de fácil uso.

Em sua loja Virtuaria, acessando “Conteúdo” >  “Blog” será possível visualizar e editar todas as publicações presentes em seu blog. Também será possível adicionar novas publicações através do botão “Adicionar Novo“.

 

 

A imagem abaixo mostra o processo de criação de uma nova publicação do blog.

 

 

  • Resumo – Breve descrição sobre sua publicação. Um bom resumo é capaz de atrair mais usuários a sua publicação.
  • Slug – Slug é uma expressão utilizada para expressar “link amigável”. É interessante que este seja fácil de ler e entender para que mais visitantes cheguem a sua loja.
  • Publicar
    • Status: Você define se seu Post é um Rascunho ou está com Revisão Pendente. Com isso, você pode iniciar um Post e terminar mais tarde, deixando como rascunho, ou então deixar para outra pessoa continuar, por exemplo.
    • Visibilidade: Público, Protegido por senha ou Privado.
      Público: Sem restrição de acesso para leitura para a publicação;
      Privado: Só poderão ler o post, aqueles que têm senha da área administrativa da loja;
      Protegido por senha: Durante a criação da publicação, será definida uma senha que poderá ser usada única e exclusivamente para liberar o acesso a leitura do post.
    • Data de Publicação: Pode escolher se publica imediatamente ou em uma data futura específica (pode escolher para ser publicado apenas daqui a 3 semanas, por exemplo).
  • Formato – Indica qual o formato de sua publicação. Afeta a exibição do conteúdo e depende do layout da sua loja/blog. Os formatos disponíveis são:
    • Padrão: publicação normal, feita através de texto. Pode conter images, áudios e vídeos.
    • Áudio: formato que permite definir que o post em questão contém um áudio, seja um podcast, uma música ou etc.
    • Galeria: Este define quando um post contém uma galeria de imagens. Seria algo semelhante a posts de portais de conteúdo que utilizam galerias com várias imagens para apresentar um conteúdo.
    • Vídeo: formato que define que um post contém um vídeo.
  • Categorias – Ajudam na organização do conteúdo do blog, pois agrupam publicações com assuntos semelhantes. Um publicação pode estar em várias categorias. Exemplos de categorias: Novidades, Eventos, Tecnologia, Saúde, Religião, etc. Por exemplo, no post “No topo do mundo do e-commerce” as categorias são: Comércio Eletrônico, Mercado e Virtuaria.
  • Tags – São as palavras-chave do conteúdo. São mais específicas que as Categorias. Servem para dar destaque ao que existe de mais importante dentro de um determinado texto. Por exemplo, no post “No topo do mundo do e-commerce” as Tags são: alibaba, amazon, americanas, brasil, flipkart e índia.
  • Imagem Destacada – Serve como imagem principal de sua postagem. Normalmente, é através dela juntamente com o título e resumo que seus usuários escolhem o que desejam ler. Funciona como se fosse a capa de um livro, a qual é vista antes mesmo de ler seu conteúdo. Também são usadas durante o compartilhamento do post em redes sociais;

 

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