PagSeguro – Pedidos

O PagSeguro é uma ferramenta de pagamentos online. Com o PagSeguro, você pode escolher como quer pagar e ainda parcelar sua compra em até 18x. Com objetivo de facilitar a vida de compradores e vendedores, são aceitos diversos meios de pagamento. Alguns deles são:

Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro

Realização da Compra

Após as configurações iniciais, para que uma compra seja efetuada utilizando o PagSeguro, basta que o comprador selecione esta opção de pagamento e clicar no botão “Finalizar compra” na tela de finalização (checkout) da compra.

 

A mensagem “Crédito, débito ou boleto” pode ser personalizada de acordo com as preferências do dono da loja, conforme definido em PagSeguro – Configuração Inicial.

Após o cliente clicar no botão “Realizar Pagamento”, o cliente passará a interagir com o sistema de pagamentos do PagSeguro. A partir deste ponto, todos os dados fornecidos irão diretamente para o PagSeguro. Em nenhum momento, a loja tem acesso ao número do cartão de crédito do cliente. Isso garante maior segurança para o comprador e menos complexidade para o dono da loja.

 

Na sequência, o comprador deverá escolher uma das formas de pagamento (crédito, boleto, débito ou depósito) e parcelamento disponíveis.

 

Após o pagamento, uma mensagem de confirmação será mostrada.

PagSeguro - Compra concluída

 

Confirmação do Pagamento

O PagSeguro envia para a loja somente a confirmação do pagamento e algumas informações básicas do comprador e da compra.

Após a confirmação do pagamento, automaticamente o pedido na loja virtual muda o status de “Aguardando” para “Processando”, e uma notificação é enviada para o email do cliente e do administrador da loja. Neste momento, o dono da loja já pode iniciar o processo de envio do(s) produto(s) para o comprador (saiba mais sobre status de pedidos em Pedidos).

 

 

Finalização do Fluxo

Após a confirmação da entrega, o administrador da loja poderá mudar o status do pedido para “Completo”. Este é o último passo de uma venda realizada com sucesso (saiba mais em Pedidos).

 

Cancelamento do Pagamento

Caso o cliente execute todos os passos da compra, clique em “Realizar Pagamento”, escolha o PagSeguro, mas não realize o pagamento. O sistema do PagSeguro espera por até 1 semanas pela realização do pagamento. Isso é uma característica do PagSeguro, não da loja.

Nesse meio tempo, o pedido ficará com o status “Aguardando“, como mostrado abaixo.

 

 

Depois que o PagSeguro desiste de esperar pelo pagamento e cancela o pagamento, automaticamente, o status do pedido na loja também muda. Passa de “Aguardando” para “Cancelado” como mostrado abaixo.

 

ESTORNO DO PAGAMENTO

O estorno é feito pelo dono da loja através do painel administrativo da sua conta no PagSeguro. A forma como o valor pago é devolvido varia de acordo com o meio de pagamento utilizado no PagSeguro:

  • Cartão de crédito:
    O estorno é efetuado através de um crédito na próxima fatura do cartão crédito utilizado para realizar a compra. O PagSeguro envia um e-mail de confirmação informando a data que o crédito foi encaminhado para a sua administradora de cartão de crédito. O prazo para o crédito no seu cartão pode variar conforme data de fechamento da sua fatura. Caso não tenha visualizado o crédito na sua fatura, entre em contato com a administradora do seu cartão de crédito.
  • Débito online em conta corrente, Saldo PagSeguro,  Boleto e Depósito em Conta:
    O estorno é efetuado em forma de crédito na conta PagSeguro, podendo o cliente utilizar o saldo para uma nova compra ou solicitar o saque do valor para sua conta bancária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *