Status do Pedido

O status do pedido informa a situação atual do pedido. É muito importante conhecer o que significa cada status do peido, pois eles são essenciais para um gerenciamento eficiente das vendas.

O fluxo padrão é o seguinte:

  1. Pendente – Pedido recebido (não pago ainda) e sem método de pagamento identificado;
  2. Aguardando ou Processando:
    O pedido pode mudar de pendente para aguardando ou direto para processando.

    1. Aguardando – O método de pagamento já está identificado, mas ainda não houve a confirmação do pagamento. Isso ocorre quando o método de pagamento escolhido não confirma o pagamento imediatamente;
    2. Processando – O pagamento foi confirmado e o estoque foi reduzido. A confirmação pode ocorrer automaticamente, como no caso do PagSeguro ou Paypal, ou manualmente, como no caso da transferência bancária ou pagamento na entrega. É neste momento que a loja normalmente inicia o processo de envio do produto;
    3. Direto de Pendente para Processando – No pagamento via cartão de crédito, o status do pedido pode mudar direto de Pendente para Processando. Porém, nem sempre isso ocorre, afinal nem sempre a confirmação do pagamento via cartão ocorre imediatamente. Quando a confirmação demora, o pedido fica com status “Aguardando” até a confirmação ocorrer;
  3. Concluído – Pedido finalizado e completo – não requer novas ações;
  4. Cancelado – Caso o pagamento não ocorra, o pedido deve mudar para cancelado. Novamente, isso pode ocorrer automaticamente ou não, dependendo do método de pagamento escolhido;
  5. Reembolsado – Indica que o valor do pedido foi devolvido ao comprador. Só ocorre manualmente por um administrador da loja;

Emails Automáticos de Notificação

Em quase todos os passos acima, cliente e/ou administrador da loja, recebem emails automáticos de notificação quando o status do pedido muda.

  • O administrador recebe e emails quando o status do pedido muda para: Aguardando e Cancelado.
  • O comprador recebe emails quando o status do pedido muda para: Aguardando, Processando, Concluído, Cancelado, Reembolsado.

PagSeguro:

  1. Pedido via boleto depois de criado recebe o status aguardando, envia notificação mas não reduz estoque;
  2. Pedido via cartão de crédito, depois de feito, recebe o status aguardando até a confirmação do pagamento, quando recebe o status processando, envia notificação e reduz o estoque.
    Quando a confirmação do pagamento ocorre imediatamento, o status muda direto para processando, envia notificação e reduz o estoque;
  3. O estoque é reduzido apenas quando o pedido está sendo processado;
  4. Reduções em estoque podem ser consultadas através das notas do pedido;
  5. Pedidos reembolso via loja virtual não provocam o reembolso no Pagseguro. O que ocorre é que o Pagseguro não fornece uma forma disso ser feito.

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