Mobile já representa 50% das vendas online no Brasil, aponta Criteo
Criteo S.A. divulgou o estudo Análise do E-commerce no Mundo, referente ao primeiro trimestre de 2018. De acordo com o relatório, que analisou dados de navegação e compra de mais de cinco mil varejistas em mais de 80 países, as transações feitas no mobile já correspondem a 50% de todas as vendas online no Brasil.
O estudo revela ainda que varejistas que possuem aplicativos têm cerca de um terço (30%) dos pedidos no ambiente mobile sendo feitos nesses canais. Além disso, a taxa de conversão em apps de compras é três vezes maior que na web mobile.
“Nosso estudo mais recente mostra mudanças contínuas das compras via desktop para compras mobile, bem como de sites de varejo para aplicativos. O consumidor de hoje está em movimento e pesquisa em várias telas, exigindo uma abordagem coesa orientada por dados para cruzar e influenciar as decisões de compra”, afirma Alessander Firmino, diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina. “Para os varejistas com lojas físicas, a adoção de aplicativos e a melhoria da infraestrutura de dados estão abrindo novos horizontes no marketing omnichannel, com a combinação entre online e offline em uma jornada de compras ininterrupta e mensurável”.
As três principais conclusões da pesquisa são:
Os varejistas devem priorizar e otimizar aplicativos de compras ou correrão o risco de perder dinheiro e oportunidades de gerar receita, já que as transações móveis não estão mais restritas apenas a sites para web mobile.
Os consumidores navegam entre dispositivos, browsers e walled gardens, e aos poucos os smartphones têm se tornado o meio preferido para transações.
A combinação de dados online e offline é fundamental para compreender a intenção e o poder de compra do cliente, especialmente porque os consumidores omnichannel geram o maior lifetime value em termos de vendas.
Veja abaixo mais descobertas da pesquisa:
Aplicativos em ascensão
Considerando as vendas online no Brasil de varejistas que possuem aplicativos, durante os primeiros três meses deste ano 50% das transações foram feitas por meio de desktops, 35% via web mobile e 15% dentro de apps.
Nesse período, globalmente, as compras via aplicativo cresceram 22% em comparação ao primeiro trimestre de 2017.
O comportamento dos brasileiros em relação aos dispositivos
Ao analisar as vendas por dispositivos, as transações concluídas via smartphone registraram aumento de 48% em relação ao primeiro trimestre de 2017, enquanto vendas por tablets e desktops tiveram queda de 24% e 15%, respectivamente.
Os consumidores estão mais propensos a comprar utilizando aparelhos mobile durante a noite e aos finais de semana. O desktop continua sendo o ambiente de compras preferido durante o horário comercial.
Oportunidades omnichannel
Globalmente, os omnishoppers representam apenas 7% dos consumidores, mas eles são responsáveis por 27% das vendas.
Dados omnichannel são a chave para otimizar os esforços de marketing. Varejistas que combinam informações online e offline têm quatro vezes mais informações para serem aplicadas em suas estratégias de marketing.
Metodologia do estudo
O estudo Análise do E-commerce no Mundo analisou individualmente dados de navegação e compra de mais de cinco mil varejistas, em mais de 80 países, durante o primeiro trimestre de 2018.
Referências: ecommercebrasil