Como vender no Instagram utilizando o novo recurso da rede social

O Instagram é uma rede social que surgiu em 2010, para compartilhamento de fotos e vídeos. O aplicativo se tornou muito popular no mundo inteiro e ainda mais, no Brasil: o país tem a segunda maior base de usuários ativos – 50 milhões (são 800 milhões no mundo todo).  Com seu forte e acelerado crescimento, se apresentando como a rede social mais promissora do momento, a empresa foi comprada pelo Facebook em 2012, por cerca de 1 bilhão de dólares.download (3)

É lógico que a mídia social se tornou mais um forte canal de marketing para as empresas, que já conta com 15 milhões de perfis comerciais e 2 milhões de anunciantes no mundo todo. Esses números foram impulsionados quando o Instagram passou introduzir anúncios no feed de publicações e stories dos usuários. De acordo com a organização, o número de usuários que chegaram até um negócio através da rede chega a 180 milhões, e 80% dos usuários seguem um perfil comercial.

Se havia ainda lojas virtuais com dúvidas se valia a pena investir no Instagram, chegou a hora de se render, pois a empresa lançou uma nova ferramenta:  agora, é possível vender seus produtos através da rede social.

Mas calma lá! Não se trata de um marketplace. A rede social ainda não está processando compras dentro de seu próprio ambiente. Trata-se de um novo recurso que permite que você adicione preços e outras informações nas fotos de seus produtos, além de um link para direcionar o usuário a compra em sua loja virtual. O que é muito melhor!

Antes disso, o usuário que se interessasse por seu produto, precisava sair da rede social para procurar mais informações em seu site. Não era possível encaminhá-lo diretamente à página do item.

Como funciona o novo recurso?download (4)

O recurso permite publicar fotos e inserir etiquetas de preços sobre os itens que estão à venda (semelhante ao processo de marcação de usuários). As fotos que com produtos à venda contém uma sacolinha de compras no canto superior direito. O usuário precisa tocar uma vez sobre a imagem para visualizar o preço. Ao tocar na etiqueta, serão exibidas as informações sobre o produto, ainda no ambiente do Instagram.

Clicando no link para comprar, então, o usuário é direcionado para o site de e-commerce da loja, onde se realiza o processo de cadastro e de compra normalmente. A rede social não possui nenhum controle ou influência sobre o processo de venda e nem recebe comissões.

Como habilitar o recurso de vendas no Instagram?

  • Conforme o Instagram, toda conta comercial já pode utilizar o recurso;instagram
  •  Para ativar a função, crie ao menos 9 publicações com esta função;
  •  Você tem a opção de publicar fotos simples e carrossel de imagens, aproveite ambas;
  •  Poste fotos que contenham diversos produtos, pois ajuda a aumentar o engajamento;
  •  Tenha cuidado para garantir que cada marcação corresponda ao produto correto;
  •  Aposte também na utilização dos “Stories” para anunciar e se aproximar de mais usuários.

 

Referências: ecommercenews.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *