71% dos micro e pequenos empresários estão otimistas com 2018, diz pesquisa
Em relação a 2017, a maioria dos empreendedores presentes na base do Clube afirmaram que os resultados foram regulares (45%). Enquanto 36% consideraram o ano bom ou ótimo, 18% concluíram ser ruim ou péssimo. Já para 2018, 92% deles acham que suas empresas terão um desempenho melhor do que o ano anterior e 8% julgam que o retorno será o mesmo de 2017. No entanto, nenhuma das organizações acredita que pode piorar em comparação ao último ano.
Copa e eleições
O ano será amplamente impactado pela Copa do Mundo, que ocorrerá na Rússia, e pelas eleições presidenciais. A posição da maioria dos empreendedores, segundo o levantamento, é que esses eventos terão grande repercussão sobre os resultados da organização (39%), enquanto para 22%, a interferência será baixa, empatados com os que acreditam que as Eleições e a Copa do Mundo não interferirão; já 16% não têm certeza e se posicionaram de maneira neutra.
Novo Simples
Entrou em vigor no primeiro dia de janeiro de 2018 a lei complementar (LC) 155/2016 que alterou as regras do sistema de recolhimento unificado de tributos conhecido como Simples Nacional, regras estas que alteram, entre outras coisas, a forma de calcular os impostos dos contribuintes jurídicos optantes por essa forma de tributação.
Com as novas mudanças no Simples Nacional, chamado agora de Novo Simples, muito tem sido dito sobre os impactos para os empreendedores. Dentre os integrantes do Clube Sou Empreendedor, 34,7% acreditam que as mudanças não trarão consequências enquanto 32,7% consideram que o abalo será baixo e a mesma quantia julga que será amplamente impactada pelas mudanças no Simples Nacional.
No Novo Simples, cria-se uma relação entre folha de pagamento e faturamento diferente da que existia, ambos relativos aos últimos 12 meses. Para isso, é necessário ter o controle da Folha de Pagamento para calcular o Simples Nacional com exatidão.
Reforma Trabalhista
Já sobre a Reforma Trabalhista, a maioria dos empreendedores crê que a mesma não irá interferir nos negócios da companhia (44,9%), enquanto 32,7% consideram que as alterações terão baixo impacto sobre a corporação e 22,4% disseram que a medida terá um grande impacto sobre os negócios da empresa.
Perspectiva e investimentos
Em relação aos planos de contratação e investimentos, a área comercial é a que deve receber a maior fatia ao longo do ano, com 35% do total, enquanto 22% apostarão em marketing, 22% na área de produtos e 20% serão destinados a outros segmentos.
Além disso, a maioria das organizações presentes na pesquisa não pretende contratar novos colaboradores em 2018 (45%), enquanto 37% afirmam que querem trazer novos funcionários e 18% responderam talvez.
Referências: ecommercenews;jornalcontabil.