Consumidores empoderados: cada cliente tem sua própria verdade

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O consumidor demanda cada dia mais poder se comunicar com as marcas. E as marcas trabalham cada vez mais pra assumir o desafio de oferecer soluções e dar o devido valor aos clientes cada vez mais exigentes, com pouco tempo, seletivo e mutável.

Na era da mobilidade e do mundo virtual, as empresas passam cada vez mais rápido por transformações tecnológicas e, neste caminho, é importante que não percam de vista o ponto mais importante, que tem relação direta com os resultados do negócio: a experiência do cliente. De fato, segundo informações da consultora Accenture, 66% dos consumidores procura a concorrência devido a um atendimento ao cliente deficitário e, mais importante ainda, 82% destes afirma que a empresa poderia ter feito algo a mais para evitar esta mudança.

Ainda que se trate apenas de uma data no calendário, vale levar em conta que o dia 15 de março é o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor e que muitas empresas a estão utilizando como uma boa desculpa para consolidar sua relação com os clientes. Na América Latina muitos países já contam com uma lei de defesa do consumidor, o Brasil é um deles.download

Com o foco voltado para o e-commerce e de acordo com uma pesquisa sobre ¨consumidores mais inteligentes¨ realizada pela IBM com base em mais de 30 mil entrevistados pelo mundo, 49% dos clientes utiliza dois ou mais canais de comunicação com a loja para realizar uma compra só. O que significa que se está frente a um cliente “omnichanel”, que espera ter uma experiência satisfatória para realizar qualquer gestão a toda hora e lugar, e ainda, através de qualquer meio de comunicação.

Levando em conta o cenário atual, quais são os desafios mais importantes no que se refere ao atendimento ao cliente? Quem responde é Javier Goilenberg, CEO e Cofundador da Real Trends, uma plataforma com ferramentas de analise e gestão em tempo real para quem trabalha com ecommerce.

“O foco está na satisfação do cliente. Nosso serviço e atenção vão além da mera resolução de uma consulta ou problema, queremos fazer os nossos usuários felizes e que sejam nossos promotores. Nos baseamos na métrica NPS (Net Promoter Score) para medir tanto a qualidade de nosso produto como nossa qualidade de atendimento”, aponta Goilenberg.

Escalabilidade, estratégias omnichanel, tempo real, são as palavras do momento quando se pensa no relacionamento com o cliente. O proprietário da Real Trends concorda com esta afirmação e reflete a respeito: “Sim, é real. Hoje em dia um cliente que não recebe uma resposta instantaneamente, é um cliente insatisfeito, que vai falar mal da sua marca e que vai buscar resposta em outra empresa. Devemos estar dispostos a ir além do esperado para deixá-lo sempre satisfeito. Na época em que vivemos é fundamental estar disponível quando o cliente precisa e pelo canal que ele escolher. Na Real Trends contamos com três vias de comunicação: telefone, email e chat. A respeito da escalabilidade, agilizamos nossos processos internos com diferentes tecnologias para fazer com que cada sugestão ou reclamação sejam resolvidas pela equipe correspondente no menor tempo possível”.images

De “o cliente tem sempre razão” a  “o cliente tem SUA verdade”

Referências: ecommercenews.

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