Entenda tudo sobre o e-commerce
Por que abrir uma loja virtual é tão importante?
O comércio eletrônico está mudando completamente o modo de funcionamento de muitos negócios.
O e-commerce, que em português significa comércio eletrônico, é uma modalidade de comércio que realiza suas transações financeiras por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares. Um exemplo deste tipo de comércio é comprar ou vender produtos em lojas virtuais.
Em uma loja virtual não há a necessidade da presença física nem do comprador, nem do vendedor. Também não é necessário o manuseio de papel moeda e, tampouco, da presença física da mercadoria no momento da transação. Nas lojas virtuais, a relação ocorre entre um comprador e um computador localizado em qualquer lugar do planeta.
Um projeto de e-commerce bem elaborado pode: Reduzir os custos de todo o seu ciclo comercial de um modo surpreendente; Levar o serviço ao consumidor a níveis jamais imaginados; Entrar em mercados que se achavam distantes; Criar novas possibilidades de receitas; E, por fim, redefinir a própria natureza do seu negócio.
No início, o e-commerce era utilizado basicamente para vender bens tangíveis com valores modestos, como: livros e CDs. Hoje, ele é utilizado para comercializar desde produtos que custam milhões, como: iates, carros de luxo e mansões, até produtos que há pouco tempo eram inimagináveis pela sua incompatibilidade com este tipo de comércio, como roupas, perfumes e alimentos.
Antes, o que era resumido à compras em desktops, hoje está disseminado para todas as plataformas de acesso à internet, como tabletes e celulares. Você interage com o comércio eletrônico em qualquer situação, praticamente sem impedimento, já que as melhoras constantes na qualidade das conexões à Internet facilitaram ainda mais esse fenômeno virtual, sendo que está comprovado que as pessoas tendem a permanecer conectadas por mais tempo quando a banda larga atende sua necessidade de trafego.
Alguns ótimos motivos para você abrir a sua loja virtual:
- Sua empresa passa a ter funcionamento ininterrupto. O cliente pode saber de sua marca, serviço e/ou produto a qualquer hora do dia. Basta acessar a loja virtual quando tiver interesse;
- Não há fronteira para as vendas. O cliente pode fazer compras de qualquer parte do mundo, o que contribui e muito para o crescimento do seu faturamento, uma vez que elas não se restringem, não são realizadas apenas no espaço onde estão localizadas, como é o caso das lojas físicas;
- A presença online é de extrema importância para o fortalecimento de sua marca;
- O ambiente online é democrático, uma vez que empresas de diversos portes têm igual espaço. O negócio é saber aproveitá-lo da melhor maneira.
Fontes: Cooperblog; agenciabwm; idealizetecnologia.