7 mudanças simples que farão sua loja vender mais em 2018
1.Adote um processo de checkout simplificado
Transforme o formulário de cadastro o mais curto e objetivo possível, solicitando apenas as informações essenciais para a emissão de nota fiscal e envio do pedido. Elimine rotas de fuga da página, tirando os menus e outros elementos que possam distrair o usuário da conclusão da compra. Mostre em uma única tela todas as etapas que o cliente precisará passar para finalizar o processo.
2. Convide o cliente a avaliar sua compra
Adicione nas páginas dos produtos as avaliações de compradores. Sempre que um pedido for entregue, já convide o cliente a avaliar a sua experiência de compra, o que envolve sua satisfação com o produto, atendimento e entrega da loja. Essa atitude demonstra que sua empresa é série e se preocupa com a satisfação de seus clientes. Os comentários dos compradores também ajudarão o SEO do site e servirão de incentivo para os próximos visitantes, pois atestará confiabilidade.
3.Crie um blog vinculado à loja virtual
Criar e atualizar um blog frequentemente, com conteúdo relevante, de acordo com o seu negócio e de interesse do público, irá demonstrar que sua empresa é especializada no segmento, agregará valor a sua marca e contribuirá muito para o SEO. Através do blog você consegue falar sobre seus produtos de uma forma muito mais informativa, responder a dúvidas comuns de seus clientes, dar dicas de uso, indicar qual o produto ideal para cada situação, etc. Depende de qual o seu nicho, mas asseguro que todo negócio tem espaço para criar bom conteúdo e ter bons resultados.
4. Mantenha ativos os produtos sem estoque
Configure em sua plataforma para que assim que um produto se esgotar, seja indicado a sua indisponibilidade (com alteração da coloração da imagem ou uma tag informativa) e o botão de “comprar” seja substituído pelo “avise-me quando chegar”. Mantendo a página destes produtos ativas permitirá que sua loja continue sendo encontrada no Google nas pesquisas referentes, além de permitir que as pessoas demonstram interesse pelo item para que você possa avaliar sua reposição.
5. Implemente uma “central de trocas”
Pare de tentar dificultar o processo de troca e devolução na loja virtual. Pode até ser que você desencoraje alguns clientes a correrem atrás do procedimento, mas você realmente acha que isso é positivo? Pense bem, será que se esse cliente tiver facilidade em solicitar uma troca ou devolução na loja do concorrente, ele voltará a optar por sua loja? Disponibilize a central de trocas dentro de seu site, em que o cliente consiga acessá-lo com o login e realizar a solicitação descomplicadamente.
6. Aprimore seus filtros de busca
Talvez o principal ponto-chave para a conversão seja a usabilidade, que por sua vez, tem os filtros de busca como obrigatoriedade. É fundamental que o usuário possa refinar ao máximo as suas pesquisas de forma usual, selecionando as características que desejar encontrar em seu produto. Para criar os seus filtros, considere todos os aspectos que podem ser importantes para o cliente na hora de pesquisar, tanto no Google, como dentro do próprio site.
7. Personalize o visual da loja em suas campanhas
Quando for realizar uma campanha promocional em 2018, mude o visual de seu site. Banners, slides, cores, tudo deve ser personalizado para ficar de acordo com a campanha. Essa mudança chama a atenção do cliente para que uma ação diferenciada está acontecendo, demonstrando ser uma campanha única e imperdível. Você pode eleger produtos com um preço especial por tempo limitado e outros elementos que chamem a atenção para a campanha. Não faça isso somente na Black Friday, há muitas outras datas no calendário para você explorar e ter ótimos resultados.
Conclusão
O segredo é sempre entregar uma experiência completa para o cliente, desde o seu primeiro contato com a loja virtual (usabilidade de navegação para encontrar um produto e finalizar a compra), prestar um bom atendimento e se preocupar também com o pós-venda e inovar sempre. Em 2018, aproxime-se de seu público, torne seus processos mais simples, facilite a vida do cliente.
Fonte: ecommercenews