3 Cases para te ajudar a obter sucesso no e-commerce
A Internet abre tantas possibilidades para um empreendedor que de vez em quando vemos cases de pequenos negócios serem alçados ao sucesso no e-commerce. Mas, ao contrário do que muitos pensam, não existe o “milagre da Internet”. Essas empresas tiveram pessoas trabalhando muito, pensando em cada detalhe para chegar onde chegaram e, acima de tudo, souberam usar o que a Internet tem de melhor a seu favor.
Para demonstrar um pouco do que eu estou falando, vou comentar três cases de sucesso do e-commerce brasileiro. Espero que cada exemplo seja uma inspiração para você e para o seu negócio.
Netshoes
A Netshoes começou no varejo em 2000, com dois sócios, dois vendedores e apenas uma pequena loja física que vendia sapatos femininos e tênis. O sucesso inicial permitiu que a lojinha crescesse e as vendas fossem expandidas para academias e lojas em Shopping Centers. Apesar de estar indo bem, os sócios resolveram investir no e-commerce e viram as vendas na Internet se tornarem 70% do faturamento da empresa. O próximo passo foi fechar as lojas físicas e focar no e-commerce, decisão que os tornou uma grande varejista digital e atraiu investidores para o negócio.
A Netshoes alcançou o sucesso sendo um grande exemplo de empresa com foco no atendimento. A satisfação dos clientes é uma obsessão dessa gigante dos artigos esportivos na Internet. Alguns dos principais pontos que merecem ser comentados são:
1. Atendimento rápido e eficiente
A Netshoes tem um dos melhores atendimentos ao cliente, com 100% das reclamações feitas no site Reclame Aqui atendidas, com 96% de soluções dadas e 74% dos clientes que reclamaram dispostos a voltar a comprar na loja virtual. Além disso, ela responde às reclamações em menos de 24 horas, enquanto outras grandes lojas virtuais demoram entre 5 e 7 dias. A operação de e-commerce da Netshoes realmente se preocupa com a confiança do cliente e você também deve fazer o mesmo.
2. Boa logística
As entregas da Netshoes são realmente rápidas, não decepcionando o cliente nesse ponto. Todos os prazos são cumpridos e a empresa sempre investe em estreitar os laços com parceiros de logística, como os Correios.
3. Conhecer o cliente
A Netshoes investe constantemente em conhecer melhor o cliente. Ela foi uma das primeiras operações de e-commerce a adotar sistemas de personalização de dados com o objetivo de recomendar produtos aos seus clientes. Além de aumentar as vendas, essa ação ainda estreita o relacionamento com o consumidor, que terá mais vontade de voltar à sua loja.
Com o aporte financeiro do fundo de investimento americano Tiger recebido em 2009, a Netshoes se focou em melhorar a sua operação, começando pela TI, passando por mudanças organizacionais na diretoria e terminando com investimentos maiores em comunicação e publicidade. Assim, se tornou uma gigante do e-commerce e chegou a um faturamento próximo a 1 bilhão de reais por ano.
Dafiti
A Dafiti começou com uma loja virtual que vendia apenas calçados, mas que já surgiu determinada desde o começo a ser o maior e-commerce de moda do País. Os seus quatro sócios atribuem o rápido crescimento da empresa a essa mentalidade de fazer a coisa ser grande. Para alcançar o sucesso e o crescimento desejados, a Dafiti investiu em dois pontos principais:
1. Portfólio muito abrangente de produtos
Hoje a Dafiti tem 85 mil produtos de mais de 800 marcas em diversas categorias, que vão de roupas e acessórios a produtos de beleza e decoração. O cliente pode realmente encontrar o que deseja dentro do segmento de moda e beleza.
2. Experiência de compra muito boa para o cliente
Na Dafiti, o produto tem que estar despachado e entregue na casa dos clientes de São Paulo e do Rio de Janeiro no dia seguinte do pedido. Assim, supriram a falha do mercado brasileiro, que demorava até 40 dias para entregar o pedido de uma roupa ou de um calçado para o cliente.
Esses dois pilares, variedade e entrega rápida, são os principais desejos do cliente que compra no e-commerce, tornando mais fácil todo o resto envolvido no sucesso de uma loja virtual. Assim, a Dafiti é uma gigante no e-commerce dentro do segmento de moda.
Camiseteria
A loja virtual de camisetas Camiseteria apostou na colaboração para fazer sucesso no e-commerce. Todo o negócio é baseado neste conceito e a dinâmica funciona da seguinte forma: usuários inscrevem estampas próprias no site, os trabalhos participam de um concurso, as ilustrações mais votadas estampam as camisetas vendidas no site. Obviamente os artistas são remunerados pelo trabalho em dinheiro e também em créditos para compras.
Outro grande diferencial do Camiseteria, que tem grande parcela de responsabilidade no sucesso da empresa, é a divulgação. Os próprios artistas que enviam as estampas têm interesse de mostrar o seu trabalho e de que ele vire estampa de uma roupa, assim eles mesmos divulgam a loja virtual para os amigos e contatos na Internet.
A inovação e a colaboração, dois pilares importantes na Internet e no e-commerce, foram bem explorados pelo Camiseteria e levaram a empresa ao sucesso. Hoje a loja tem um faturamento de R$ 2 milhões e provou o poder da Internet para alavancar pequenos negócios.
As possibilidades que a Internet pode proporcionar para o seu negócio são muitas, mais até do que no varejo tradicional. Cabe ao empreendedor trabalhar com elas, inovar e conquistar os seus clientes.
Referências: bleez.com.br