Por que investir em uma franquia é uma boa opção?

Segundo o diretor executivo comercial da Equipo Consultoria, Luiz Godoy, este é um bom momento para empreender, já que podemos estar próximos de um avanço na economia. “Para abrir um negócio, a dica é conciliar conhecimento e gosto pelo que faz”, completa Luiz Godoy.
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Confira algumas vantagens em abrir uma franquia:

Marca consolidada

Consolidar uma marca no mercado não é uma tarefa fácil. “Conquistar a confiança dos consumidores e ser sinônimo de qualidade requer muito investimento e também pode demorar um tempo considerável”, diz Douglas Paiva, fundador da Pure Pilates. Já com uma franquia você conta com esse valor agregado. “São riscos menores e mais chances de obter sucesso”, completa Felipe Carvalho, gerente de marketing da Wayne’s Burger Star, rede de hamburguerias. Ele também concorda com Douglas. “Com uma marca já consolidada e formatada no mercado o empreendedor não tem que percorrer um caminho de investimento e de tempo para que o serviço seja compreendido pelo consumidor”, pontua.

Suporte e capacitação

As franqueadoras costumam transferir todo o conhecimento através de capacitações aos franqueados. “São vários módulos de treinamentos e capacitações constantes, sejam presenciais ou a distância para que os franqueados profissionalizem na gestão e operação do novo negócio”, diz Marcus Vinícios, sócio da Tomatzo, rede de franquia de comida caseira. A Tomatzo possui uma escola online que oferece capacitação para todos os níveis profissionais da rede.

Outra rede que se preocupa com essa questão é a World Study, franquia de intercâmbio. Para que cada colaborador esteja preparado para aconselhar de fato um aluno, anualmente, a World Study promove dois Workshops de Programas. “Neste evento, reunimos os advisers de todas as unidades e os representantes das escolas internacionais, que são nossas parceiras, para um grande treinamento”, diz Marcelo Cansini, fundador da World Study. “Desta forma, os nossos colaboradores são preparados de acordo com a organização educacional e os trâmites operacionais de cada escola”, completa.

Baixo investimento e redução de custos
Para Fernanda Ribeiro, sócia-fundadora da marca Cosmetic Green, especializada em cosmético, estética e beleza, a aposta no baixo investimento é o diferencial para quem quer empreender. Com apenas R$ 450, o franqueado vende as principais marcas de cosméticos do mercado através de uma loja virtual. “Optamos por essa estratégia justamente pelo cenário econômico do país e a grande ascensão dos negócios digitais. Damos a possibilidade de pessoas interessadas iniciarem seu próprio negócio com baixíssimo investimento”, conta.

De acordo com Geílson Silveira,  CEO e fundador da Docctor Med, rede de clínicas populares, o franqueador consegue melhor preços de materiais em grande quantidade com fornecedores já estabelecidos.

Taxa de mortalidade

Felipe Marchese, fundador da Conserta Smart, rede de assistência técnica para smartphones e tablets, lembra que as franquias têm taxa de mortalidade inferior que outras empresas. “Segundo o Sebrae, a taxa de mortalidade de franquias é bem menor do que uma empresa comum. É importante também a força de fazer parte de um grupo, conseguindo assim descontos e benefícios por fazer parte um faturamento maior, muito diferente do que se fosse empreender sozinho”, completa Marchese.

Menos riscos

Para Henrique Mol, fundador da Fórmula Pizzaria,  ao falar em franquias temos uma transferência de nohow, “então o modelo de franquia faz com que caía drasticamente os riscos do negócio não dar certo e é interessante porque conseguimos replicar aquilo que tem dado certo e não repetir erros”, define. Com menos chances de errar, o franqueado tem como base um negócio já formatado e com um histórico de sucesso, afirma Francisco Tramujas, gestor da franquia Cooper Kap, de tapetes e capachos.

Três pilares

Para Elaine Passarella, Head of Franchising, da rede Balão da Informática, abrir uma franquia é se unir a três pilares. “A pessoa vai ter uma marca conhecida, na qual colocaram todo investimento de publicidade na marca, você não vai iniciar uma marca do zero, vai ter todo suporte administrativo e comercial”, diz Elaine. “Uma pessoa sozinha teria que gastar muito em publicidade, uma rede de franquia consegue pensar toda uma estratégia para o franqueado”, completa.

Quem também acredita na estrutura oferecida por uma rede de franquias é o empresário Marlon Wanderlich. Ele, juntamente com seus irmãos, lançou a Buddys, uma escola de robótica para crianças e adolescentes. “Ter processos é indispensável para uma operação de sucesso, para conseguir um status e um respeito, leva muito tempo”, diz Wanderlich. “Esse é o diferencial da franquia, porque ela entrega todos os processos para o franqueado”, completa. Outra questão que pontuou, são as pessoas. “Para uma empresa dar certo, é difícil, com um time competente, já é um diferencial para alcançar o sucesso”, conta.

Fonte: ecommercenews.com.br

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