Milhares de clientes ao alcance de 1 click
Uma loja virtual é um canal de vendas com grande potencial. Pode ser o único canal ou atuar de forma complementar a loja física sem roubar a cena da mesma.
Com uma loja virtual, um varejista em Sergipe pode vender para todo o Brasil, e não somente para a zona metropolitana de Aracaju ou para uma determinada região do estado. Sergipe tem até uma vantagem geográfica, pois fica centralizado em relação ao resto país.
As vendas online podem ocorrer sem que você tenha de contratar vendedores ou até mesmo um caixa para atendimento. Enquanto uma loja física depende de localização, ambiente, infraestrutura, entre outros detalhes físicos, a loja virtual é uma oportunidade de oferecer produtos para os milhões de internautas brasileiros que circulam pela web todos os dias.
Porque deixar de lado milhares de clientes em potencial que podem acessar seus produtos através de um clique?
Ok, tudo que foi dito acima é verdade, mas não significa que seja fácil. Tocar um negócio (qualquer negócio) exige esforço e dedicação.
Um novo negócio
Se você quer um negócio online e não apenas uma conta numa plataforma de ecommerce, então deve encarar a montagem de sua loja virtual com tanta dedicação quanto faria com um novo negócio físico. Abrir uma loja virtual é como abrir uma filial da sua empresa ou, caso você ainda não tenha um negócio, é como abrir uma nova empresa. Além disso, um negócio online tem muitas particularidades, então é necessário aprender muita coisa. É preciso gerenciar os pedidos, estoque e entregas, além de clientes, produtos e comentários. Também é necessário fazer divulgação, seja paga ou via marketing de conteúdo, além de manter uma estrutura mínima para armazenar o estoque de forma organizada.
Os clientes virtuais tendem a ser exigentes, já que a loja concorrente está a poucos cliques de distância. A loja virtual é seu melhor vendedor, pois é nela que o visitante será apresentado aos produtos e, possivelmente, se sentirá motivado a realizar uma compra. Então, do mesmo modo que a loja física deve capacitar toda a equipe de vendas para atender bem aos clientes, a loja virtual também deve estar preparada para fornecer o mais alto nível de satisfação aos visitantes. Para isso, é imprescindível entender os clientes em potencial, suas necessidades e interesses.
Foque em um Nicho
Não há nenhuma vantagem em ter um catálogo com dezenas ou até centenas de produtos, a não ser que você tenha alguns milhões para investir na sua loja. Negócios virtuais devem iniciar focados em um nicho específico. É necessário conhecer os desejos e necessidades desse nicho, e oferecer produtos que resolvam os problemas deles. Mesmo que seja somente 1 produto, se você tem todas as cores, tamanhos, variações, e conhece como ninguém o produto de nicho, as pessoas vão chegar até você, porque só você resolve os problemas deles da melhor forma.
Porque ter um vasto catálogo não é bom?
1 – Porque é caro e trabalhoso divulgar bem um pequeno número de produtos, imagine muitos. Divulgar bem, significa trabalhar conteúdo de qualidade na página do produto, no blog da loja virtual e nas redes sociais. Não ter um bom conteúdo significa gastar mais dinheiro com anúncios pagos, simples assim.
2 – Porque os gigantes do ecommerce também têm um vasto catálogo de produtos. Então você vai ter que concorrer com eles via preço baixo, ou seja, você não tem nenhuma chance.
O Brasil tem mais de 100 milhões de internautas e esse número só cresce. Se você conseguir atrair a atenção de 0,1% deles, serão 100 mil pessoas. Se resolver bem ao menos um problema importante para eles, sua loja virtual vai vender bem. E o melhor, os gigantes do ecommerce não serão páreo para você, pois eles não tem condições de focar nos interesses e necessidades de “apenas” em 50 ou 100 mil clientes. Eles focam em milhões de clientes, através de um vasto catálogo de produtos.
Tamanho do mundo digital
A população digital brasileira está na casa dos 100 milhões de pessoas. Apesar de já ter perdido a primeira colocação para os dispositivos móveis no quesito principal forma de acesso a internet, no que diz respeitos as compras online, o desktop ainda é a principal plataforma. Porém, em todas as categorias de uso e consumo, o mobile tem crescido ano a ano. Por isso, é importantíssimo ter uma loja virtual adaptada (responsiva) para dispositivos móveis.
O número de lojas virtuais no brasil cresceu 21,5% nos últimos 12 meses encerrados em fevereiro de 2016.
Em 2014, o faturamento no comércio online brasileiro foi de R$ 35,8 bilhões, um crescimento de 24% sobre os R$ 28,8 bilhões de 2013.
Em 2015, o crescimento foi de “apenas” 15% e o faturamento total foi de R$ 43 bilhões.
Por Vinicius Castro / Virtuaria Sergipe
Bom artigo.
Parabéns pela matéria.