9 Formas baratas para aumentar as vendas online

Muitos empreendedores pensam que basta montar a loja virtual para começar a vender. Os mais conscientes acham que basta mandar emails para uma lista de contatos e em alguns dias as vendas vão estar bombando. O resultado é frustração e vontade de desistir logo no início.

 

1 – Resolva um problema de um grupo específico de pessoas

Essa é a mais importante. Para um negócio na internet dar certo, é preciso ter ao menos 1 bom produto ou serviço. Mas o que é um bom produto? É um produto com preços competitivos e, principalmente, que resolve a algum problema de um grupo específico e bem definido de pessoas.

Porque apenas ter preços competitivos não é o ideal? Porque os gigantes do ecommerce também tem. Além disso, ter apenas o preço como diferencial não faz muito bem para o fluxo de caixa de nenhuma empresa, e muito menos para uma empresa pequena.

O Brasil tem mais de 100 milhões de internautas e esse número só cresce. Se você conseguir atrair a atenção de 0,1% deles, serão 100 mil pessoas. Se resolver bem ao menos um problema importante para eles, sua loja virtual vai vender bem. E o melhor, os gigantes do ecommerce não serão páreo para você, pois eles não tem condições de focar “apenas” em 50 ou 100 mil pessoas.

Claro que ter um público alvo bem definido e um produto que resolva um problema importante para esse público alvo, é apenas o primeiro passo. Complementarmente a essa questão, faz toda a diferença fazer divulgação de forma contínua e focada. Um negócio na internet mal divulgado é como um ponto comercial no meio do oceano.

Assim como tudo na vida, existe a questão da escolha entre gastar tempo ou gastar dinheiro para atingir os objetivos. Caso queira investir tempo, seguem algumas formas baratas para divulgar seu negócio continuamente na internet.

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2 – Página do Produto

A página do produto tem que ser perfeita. É fundamental ter muitas imagens de qualidade, se possível, ao menos 1 vídeo, e um texto bem feito.
A página do produto tem que mostrar claramente o seu produto solucionando um problema do seu público alvo. Isto é fundamental.
Complementarmente, podem ser colocados depoimentos, cases de sucesso, etc.
Como se fosse pouco, isso tudo tem que ser feito sem poluir a tela, ou seja, de forma bonita e organizado. Uma boa opção é incluir uma boa hierarquia de tópicos, slides para exibir as imagens, entre outras coisas.

 

3 – Crie Conteúdo

Publicar conteúdo relevante e de qualidade é a melhor maneira de chamar a atenção e construir uma relação com o seu público-alvo. Seja no email ou numa seção de notícias dentro do site, a melhor maneira de vender seu produto é não oferecendo o produto diretamente ao cliente. Parece contraditório, mas é verdade. A receita básica é:

  1. Publique conteúdo relacionado a solução de problemas ou a desejos que fazem parte da vida do seu público alvo, e em troca receba gratidão e confiança;
  2. Sutilmente e de vez em quando, mostre no meio desses conteúdos que os desejos ou problemas podem ser supridos ou resolvidos também pelos seus produtos, e receba em troca mais vendas;

Gratidão e confiança fazem com que até mesmo quem não nunca foi cliente de uma empresa, se torne disseminador da marca.

Conteúdo autoral (criado por alguém da empresa) dá muito mais resultado do que reprodução de conteúdo criado por terceiros. Mas é válido, de vez em quando, reproduzir uma notícia de um jornal ou um blog, com as devidas referências, claro.

Google: Como se fosse pouco, faz toda a diferença para os sites de pesquisa (como o Google) a qualidade do conteúdo de um site. Quanto maior e melhor o conteúdo, mais chances do seu site aparecer entre os primeiros resultados. E o melhor, sem pagar nada em anúncios (Google Adwords).

 

4 – Email Marketing

O email é uma ótima ferramenta para a manutenção da relação com os clientes. Se você publica conteúdo interessante para seu público alvo, seus email serão considerados interessantes e serão lidos. Caso contrário, serão mais um entre centenas e podem até contribuir para construir uma visão negativa da sua marca. Desde que usado com sutileza, pode ser uma forma para aumentar as vendas gastando pouco.

 

5 – Facebook e outras redes sociais

Se você não quer gastar muito com impulsionamento, a única forma de ter algum resultado positivo através das redes sociais é tendo bom conteúdo para oferecer.

 

6 – Participe de eventos da sua área

Pesquise sobre os eventos voltados para o seu ramo de negócios e procure comparecer, de preferência levando algum folder impresso com informações. É uma excelente forma de criar e manter contatos.

 

7 – Seja um especialista online

Use a tecnologia a seu favor. Reserve um tempo todos os dias para pesquisar na internet, fóruns e discussões sobre temas que tenham a ver com seu negócio. Torne-se um participante ativo com comentários e respostas que ajudem outros internautas. Ser ativo em redes sociais, é uma ótima forma de conquistar novos clientes sem gastar nada.

 

8 – Faça contato com a mídia local

Aparecer em reportagens gera boa reputação. Para receber cobertura da mídia local, sejam jornais, TVs, rádios, etc, é preciso uma notícia nova e na hora certa. Se possível, uma assessoria de imprensa pode ajudar a conseguir esse espaço, tanto em jornais como na TV ou no rádio.

 

9 – Não deixe os clientes escaparem

Use ferramenta para traser os clientes de volta, como sistemas de recuperação de carrinhos abandonados. Custa muito menos trazer de volta um cliente que quase comprou o seu produto do que atrair um novo. Se você não vê um cliente há algum tempo, mande um e-mail personalizado (esse processo pode ser automatizado) perguntando se está tudo bem. Para um cliente que passou por uma situação ruim, use o telefone, reconheça a situação e pergunte se há algo que você possa fazer. Um desconto também é bom. Ser gentil com os clientes é a propaganda mais inteligente e barata que existe.

Por Vinicius Castro – CIO Virtuaria
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