No topo do mundo do e-commerce

Foto del Burj Khalifa, Dubai.

Maior empresa de e-commerce da Índia, a Flipkart foi avaliada recentemente, durante uma rodada de investimento, em 15,5 bilhões de dólares, cerca de 46 bilhões de reais. O investimento pretendido é de mais de 500 milhões de dólares. Entre os grandes participantes da rodada, está a Tiger Global, um dos fundos de investimentos mais atuantes no setor de tecnologia e comércio eletrônico no mundo, que em 2012 comprou 30% da Netshoes e já fez investimentos no Facebook, Netflix e LinkedIn.

O Flikart tem números incríveis, como por exemplo 30 milhões de produtos,8 milhões de pacotes entregues por mês e 45 milhões de usuários registrados. Flipkart entrega em mais de 1.000 cidades e vilas indianas. Atualmente, conta com 33 mil funcionários.

O patrimônio líquido dos dois fundadores da Flipkart, Sachin e Binny Bansal, ex-executivos da Amazon, deve crescer 1,16 bilhão de dólares cada. A dupla têm participação idêntica, 7,5% cada, na empresa que eles lançaram como um ecommerce de livros em 2007. Os irmão serão os primeiros bilionários do mundo do e-commerce na Índia.

Brasil

Apesar de ter 1,2 bilhão de habitantes, a Índia é menor que o Brasil em alguns pontos, inclusive na lista de maiores países do mundo no quesito ecommerce. O PIB do Brasil é maior que o da Índia. Em compensação, a classe média indiana tem 300 milhões de pessoas, mais que o dobro da brasileira. Por outro lado, a renda per capita no Brasil é muito mais alta que na Índia.

A reflexão é que temos potencial para crescer vários bilhões ainda, pois os nossos gigantes são vários, mas somados, não chegam nem perto do gigante indiano.

O maior player do ecommerce brasileiro é a B2W, que detém as marcas Americanas.com, Submarino e Shoptime, com faturamento de US$ 2,477 bilhões em 2014. No ranking dos 50 maiores e-varejistas do mundo, segundo levantamento da consultoria Deloitteestão incluídas duas empresas brasileiras. As Americanas.com que ocupa o 15 º lugar  e a Hermes/Comprafacil.com, na 45º posição. A lista considera apenas empresas que detêm o próprio estoque e leva em conta o faturamento das vendas online no ano fiscal de 2012, encerrado em junho de 2013 (um pouco desatualizado).

Mundo

O maior ecommerce do mundo é o Alibaba, avaliado em mais de 201 bilhões de dólares, teve mais de 255 milhões de clientes em 2014, a maior parte no mercado asiático. Com uma oferta pública inicial de 21 bilhões de dólares, o Alibaba ultrapassou a Amazon como maior e mais valiosa empresa de comércio eletrônico do mundo.

mundoecommerceUm vasto império de comércio eletrônico, o Alibaba engloba atacado, varejo, compras coletivas e pagamentos. Carismático, fundaior do Alibaba, Jack Ma, não faz segredo de suas ambições globais. O Alibaba está batendo na porta da Amazon nos Estados Unidos e na Europa. Enquanto isso, a Amazon está fazendo esforços para expandir sua pequena presença no mercado chinês.

Valor de mercado de algumas empresas, segundo a Forbes:

1 –  Alibaba   —-  $201.7 bilhões —- China
2 –  Amazon  —-  $175.1 bilhões —- EUA
3 –  eBay      —-  $68.9 bilões     —- EUA
4 –  Flipkart   —-  $ 15.5 bihões   —- Índia

Veja também a lista (dados do início de 2013) das maiores do mundo no segmento de ecommerce ( apenas empresas que detêm o próprio estoque):

1) Amazon – EUA – US$ 51,7 bilhões
2) Apple.inc – EUA – US$ 8,6 bilhões
3) Wal-Mart – EUA – US$ 7,5 bilhões
4) Otto – Alemanha – US$ 7,41 bilhões
5) Beijing Jingdong Century Trading – China – US$ 6,66 bilhões
6) Tesco – Reino Unido – US$ – 4,76 bilhões
7) Liberty Interactive – EUA – US$ 4,39 bilhões
8) Dell.inc – EUA – US$ 4,37 bilhões
9) Casino – França – US$ 3,42 bilhões
10) Jia.com – China – US$ 3,2 bilhões
15) Americanas.com – Brasil – US$ 2,47 bilhões
45) Hermes (Comprafacil.com) – Brasil – US$ 1,03 bilhões

 

Por: Vinicius Castro / Virtuaria

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