A panfletagem não morreu, apenas mudou

Por Mike Gabriel*

Desde que a internet, quase, se universalizou no Brasil começamos a ver pipocarem texto sobre a morte da panfletagem. Eu mesmo já fiz um. Na fase de transição que estamos passando muitos obituários são escritos e muito se mostram errados, mas não há problema nisso. Assim, vamos ver como aproveitar esta forma tradicional de divulgação que está se transformando.

como-fazer-panfletagem1

Panfletagem tradicional x Internet

Estou definindo panfletagem tradicional como deixar um entregador de panfleto em um ponto de alto fluxo de pessoas, de carro ou a pé, entregando papéis aos que passam. Esse tipo de panfletagem de fato está morrendo.

O primeiro problema para este tipo de ação são seus custos frente ao retorno. Confeccionar 10 mil panfletos custa em média R$200,00 em um estimativa otimista [0] já a entrega vai custar em torno de R$70,00[1]. O alcance dessa campanha será de, no mais otimista dos cenários, de 20 mil pessoas se considerarmos que cada panfleto será visto por duas pessoas em média.

Ou seja, para ter um alcance possível de 20 mil pessoas o valor investido será de R$270,00

Para atingir uma quantidade semelhante de pessoas na internet, mais especificamente Facebook ADS, o investimento médio será de R$15,00 (conforme a imagem abaixo)[2], com a vantagem que podemos direcionar a publicação para pessoas que realmente podem ter interesse no negócio em questão e não somente transeuntes de uma determinada esquina[3].

faceook-ads

Exemplo de campanha com orçamento baixo e bom alcance

Outro ponto é a responsabilidade ambiental, uma vez que a panfletagem tradicional gera muito lixo e, a depender do público da sua empresa e de como ela trabalha essa questão, pode ser um problema também de marca. Além dos casos em que a prefeitura coíbe a prática por conta do custo com a limpeza e da aparência ruim que fica na cidade após a panfletagem.

Portanto, se a sua empresa investe em panfletagem comece a considerar investir em anúncios na internet, é mais barato e você tem controle de quem receberá sua publicação, quantos receberam, quantos interagiram com ela e etc.

Sujeira gerada por panfleto começa a preocupar prefeituras

Sujeira gerada por panfleto começa a preocupar prefeituras

A nova panfletagem

O que consideramos de nova panfletagem, na verdade é um conceito antigo, e muito bom, chamado marketing de guerrilha que “utiliza-se de maneiras não convencionais para executar suas atividades de marketing e com orçamentos “apertados”[4].

Assim, podemos utilizar novas abordagens para a panfletagem que busque se diferenciar da mensagem on-line por meio de aspectos que a web ainda não consegue entregar que são a experiência tátil e humana. Abaixo imagens de ações que seguem esse conceito aplicado no aquecido e concorrido mercado imobiliário.

A parte bonita e complicada dessa estratégia é que ela não tem uma receita pronta e uma análise mal feita pode nos levar a erros que assustem o cliente e não os encante. Por isso é bom estar atento ao mercado e ao seu público para entender o que os impactará positivamente. Uma dica neste caso é fazer pequenos testes na prática antes de iniciar a ação propriamente dia.

Os valor dessas ações são equivalentes aos de panfletagem tradicional[2], mas a possibilidade da sua peça ir pro lixo é menor, além do impacto que irá causar estimulando o boca a boca que é a melhor e mais efetiva ação de marketing que inventamos.

A dica final é combinar essa ação de guerrilha com ações de links patrocinados, sobretudo em redes sociais e direcionadas para a região ou grupo social que foi impactado pela “nova” panfletagem. Vai ser mais difícil que a abordagem tradicional, mas nunca disse que seria fácil. Então, mãos à obra!

 *Mike Gabriel trabalha com a comunicação da SWX Softwares

Notas:

[0] O Preços médio de 10 mil panfletos é R$150,00 mais R$50,00 pela sua concepção. Lembrando que estes valores são bem otimistas.

[1] Valor médio em Aracaju, em capitais maiores varia pra cima e em cidades menores pra baixo.

[2] Nos dois casos estudados não estamos levando em conta o valor pago ao profissional ou agência que irá cuidar da estratégia de marketing da empresa.

[3]Escolher o lugar da ação de panfletagem é um direcionamento, mas muito frágil.

[4]Jay Conrad Levinson no livro Guerrilla Marketing

Referência: Quem foi que disse que panfletagem não dá retorno?

 

 

Um comentário em “A panfletagem não morreu, apenas mudou

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *