Desmotivação e estresse são alguns dos fatores que podem prejudicar uma empresa
A maioria das pessoas já enfrentou alguma situação desconfortável como: perceber um clima de tensão no ambiente de trabalho ou até mesmo se sentir desmotivado – ambas as situações fazem parte do que é amplamente conhecido no universo corporativo, como clima organizacional.
No mundo dos negócios é essencial que se mantenha o espírito competitivo e que se busque cada vez mais o ‘estar’ completo como instituição. Mas o que muitas empresas ainda precisam compreender é que a equipe é essencial para este processo.
Empresas que não investem nos fatores humanos podem ter problemas com uma equipe insatisfeita. O fator psicológico que caracteriza o clima organizacional, quando negativo, pode afetar a motivação, comportamento e desempenho da equipe, resultando em prejuízos ao negócio.
A maioria dos artigos sobre clima organizacional existente aponta que há três níveis na dificuldade de relacionamento: entre membros de uma mesma equipe; entre departamentos de uma empresa e entre liderança e equipe.
O consultor empresarial Adriano Nodari explica que são muitos os fatores que podem afetar negativamente o clima organizacional e que atualmente há consultorias a empresas em que testes são aplicados para se medir o clima.
“É importante que seja analisado o relacionamento entre setores, se existe cooperação entre a equipe, se as diferenças são respeitadas, se a função de cada membro da equipe é respeitada, se a comunicação é eficiente e clara, se toda a equipe tem as mesmas chances de promoção”, ressalta.
De acordo com Nodari, há fatores que precisam ser analisados e revistos, mas também há indicativos de quando o clima na empresa está favorável:
4 fatores de Clima Organizacional que precisam ser observados
1 – Se há treinamento e se são periódicos;
2 – Se os funcionários se sentem satisfeitos com os benefícios oferecidos pela empresa;
3 – Se as instalações na empresa são boas, se existe conforto, bons equipamentos para uso;
4 – Se tem faltado à equipe motivação, criatividade e se a produção tem caído no trabalho.
4 sinais de que o Clima Organizacional está favorável
1 – Funcionários sentem que há planejamento para benefícios ou essa constante preocupação em prol de melhorias;
2 – O salário está na média oferecida pelo mercado;
3 – A equipe tem autonomia para realizar o trabalho: “Em empresas em que a equipe não possa tomar iniciativas ou decisões pode haver um clima ruim”, ressalta o consultor.
4 – O funcionário sente que os outros membros da equipe também gostam de trabalhar no local.
Um clima organizacional não pode ser determinado por uma empresa, porque o clima depende de vários fatores como: tarefas executadas por membros da equipe; estilo de liderança; modelo de gestão; salários e benefícios que são retornados ao funcionário, entre outros.
Uma pesquisa de clima organizacional pode ser realizada por meio de questionários, entrevistas, pesquisas de opinião, entre outros recursos, e assim, é possível obter um feedback do que está acontecendo no ambiente da empresa.
A análise do clima organizacional está intimamente ligada com os fatores humanos em uma empresa, e ignorá-los é como recusar o progresso do negócio, já que por trás de uma gestão, deve existir uma equipe motivada, caminhando em um mesmo propósito.
Referências: e-commercenews