Motivos para você investir na aparência do seu e-commerce
Estratégias para atrair visitas a um site podem ser a jogada mais rentável na qual seu e-commerce pode apostar. Ações de otimização de buscas (SEO) e Marketing de Conteúdo, sem dúvida, valem ouro quando o assunto é conquistar visitantes. Mas o que você precisa ter em mente é que estas táticas não são tudo o que você pode fazer para o sucesso do seu e-commerce.
Não adianta ter um alto número de acessos se essas pessoas não se tornam novos clientes. Investir tempo e dinheiro apenas para atrair pessoas para um site, isoladamente, não traz o retorno esperado. É necessário despender os mesmos esforços para que elas permaneçam e se interessem por seu site. Para isso, é necessário aliar um bom layout com conteúdo atrativo e, assim, apresentar de maneira convincente sua loja virtual.
Um estudo da Northumbria University, do Reino Unido, mostrou que 9 em cada 10 pessoas apresentaram algum grau de desconfiança em sites que possuem problemas de design. É isso mesmo: as chances de um novo visitante não confiar em seu site ou na sua loja virtual “apenas” pela apresentação são de incríveis 90%. Não é pouco!
Na internet, o ditado “a primeira impressão é aquela que fica” é regra. Pesquisas mostram que você tem em torno de 8 segundos para que o visitante confie no seu site ou tudo estará perdido. Portanto, investir em um layout focado no seu público e que contribua com a experiência do usuário é algo primordial.
Veja algumas dicas importantes para melhorar a experiência do seu e-commerce:
Deixe sempre claro qual é o seu produto e para quem ele é indicado
Foque no objetivo do seu negócio e no público que você quer alcançar. A primeira informação que o visitante deve obter ao acessar um site é sobre o produto/serviço que ele oferece e qual problema ou comodidade ele resolve. Essa informação deve estar muito clara, de preferência no espaço central do topo do site, de forma que o usuário não tenha dúvidas a respeito do que se trata o negócio.
O próprio site da HostGator é um bom exemplo. A primeira informação que o visitante recebe ao acessá-lo é que trata-se de uma empresa de hospedagem de sites com o melhor custo-benefício do mercado. Apesar de oferecermos outros serviços e produtos, o produto principal da empresa é o serviço de hosting. Desta maneira, o início da página transmite o DNA da HostGator de forma precisa.
Seu site precisa ter um visual único e marcante
Ter uma identidade visual gráfica marcante é fundamental. A ideia aqui é transmitir credibilidade e confiança ao cliente, além de facilitar a identificação de sua empresa nos mais diversos locais.Para fixar a marca na memória do seu público é necessário ter em mente o que você gostaria de demonstrar como diferencial, como por exemplo seriedade, humor ou modernidade. Um visual que não corresponde com o que seu público deseja impacta negativamente na sua experiência, podendo afastar seus visitantes mais promissores e limitar as chances de atrair novos negócios.
Em pequenas e médias empresas, muitas vezes o site funciona como principal porta de acesso dos clientes aos produtos e serviços oferecidos. Por isso, certifique-se de que ele cause uma boa impressão e transmita uma imagem profissional.
O profissional mais adequado para criar a identidade visual de uma empresa é um designer, ou ainda, uma agência que ofereça esse tipo de serviço. Optar por um ou outro vai depender do orçamento, prazo, e tipos de soluções que a empresa necessita.
Tenha um site que seja fácil de usar em todos os dispositivos
Outra pergunta importante que precisa ser feita para promover seu e-commerce é: os seus clientes conseguem acessar sua loja por qualquer dispositivo, como celulares e tablets? A resposta precisa ser sim. Caso contrário, nos dias de hoje, sua empresa está perdendo acessos e possíveis vendas.
Conforme dados divulgados pelo site Blog Webop, em pesquisa feita no Brasil em dez capitais pela WMcCann, 41% dos entrevistados utilizam o celular para acessar a internet. Resumindo, 4 em cada 10 brasileiros trafegam na rede por meio de dispositivos móveis. São muitos usuários que podem não estar sendo impactados de forma positiva.
Isso prova o quanto é necessário que o layout de seu e-commerce seja responsivo. Ou seja, seja “adaptável” ao maior número de aparelhos possíveis. Facilitar mais o acesso e visualização dos sites das empresas pode fidelizar e te trazer ainda mais clientes.
Lembre-se: a internet é o segundo meio de comunicação mais utilizado no Brasil, estando atrás apenas da televisão. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que mais de 50% dos brasileiros utilizam a internet como principal meio de comunicação e informação.
Diante deste cenário, garantir que um negócio ou marca esteja na internet através de um site, blog ou loja virtual é, certamente, uma forma de divulgação e atração de potenciais consumidores. Saiba que um site pode (e deve) ser mais do que uma vitrine de uma empresa – ele tem potencial para se tornar um canal que gera novos negócios e lucratividade.
Referências: ecommercenews.