Porque a batalha do ecommerce está sendo vencida pelo WordPress
De acordo com o mais recente relatório da BuiltWith, 39% de todos os sites de comércio eletrônico do mundo utilizam Woocommerce – são mais de 1,5 milhão de lojas ativas. Adicionando a esses números, todos os sites “powered by” WordPress, são 17,6 milhões no ar (mais de 26% de toda a internet!), ou seja, é site para caramba.
Woocommerce é o plugin que transforma o wordpress numa plataforma de loja virtual. Os construtores de lojas virtuais não optaram por trabalhar com Woocommerce porque é gratuito (embora seja) ou porque “todo mundo está usando” (embora estejam). Existem algumas razões extras que explicam porque o Woocommerce está no topo das paradas. Seguem as principais.
1 – Desde a hospedagem até os plugins, toda a loja está 100% sob o seu controle
Quando você cria uma loja usando uma das inúmeras opções de plataforma como serviço existentes, você está essencialmente pagando para alugar um espaço pertencente a outra empresa. Estas plataformas tendem a limitar a sua capacidade de realizar personalizações visuais (layout) ou de estender funcionalidades.
A beleza do Woocommerce é que ele está completamente sob seu controle. Você escolhe onde quer hospedar sua loja, como quer que ela se pareça e como quer estendê-la.
WordPress é flexível dos pés a cabeça – hospedagem, conteúdo, funcionalidades e layout.
Quando você cria uma loja virtual com Woocommerce, você está 100% no controle. É possível baixar um tema e personalizá-lo para atender às suas necessidades. Também é possível criar do zero um novo layout sem nenhuma restrição. Se a sua loja ficar lenta, você pode fazer um upgrade no plano de hospedagem ou simplesmente mudar para outro fornecedor de hospedagem.
Você nunca está “preso” a nada. Se você decidir que o endereço (URL) da sua loja não é mais legal, você pode mudá-lo. Se você não quiser usar um plug-in específico, você pode encontrar um substituto. WordPress não é como as plataformas como serviço (alugadas) que depois que você aposta em uma, fica amarrado para o resto da vida.
Realmente, você não está preso ao WordPress. Até mesmo, se você decidir mudar para uma plataforma diferente, não há nada que lhe atrapalhe de levar os seus dados com você. WordPress permite exportar todo o conteúdo, incluindo notícias e páginas, em um formato ( XML ) acessível, enquanto que os produtos da sua loja virtual Woocommerce ( link 1, link 2, link 3) podem ser salvos num arquivo CSV . Há também uma extensão disponível para exportar seus pedidos e os dados dos clientes ( link 1, link 2, link 3).
Não importa quais são seus planos, quando você inicia com WordPress, TODOS os dados da sua loja são seus (e somente seu) para todo o sempre.
2 – Existem centenas de plugins e extensões para todas as suas necessidades
Já mencionamos que construir uma loja em uma plataforma alugada pode limitar sua capacidade de crescer ou estender. Já com WordPress / Woocommerce, você pode adicionar tantas funcionalidades quanto desejar, através de plugins e extensões.
O diretório de plugins do WordPress.org está preenchido com com milhares (mais de 46.000, até esta data) de ferramentas gratuitas que você pode usar para estender o seu site.
Também existem centenas de plugins para WooCommerce, gratuitos ou pagos, para as mais diversas necessidades. Por exemplo, existem vários plugins para: Pagamento online (além do Paypal, que é nativo, existem plugins para quase todos os métodos de pagamento existentes (PagSeguro, Moip, Mercado Pago, Cielo, etc); Lista de desejo; Código de barras; Descontos diversos; Clube de associados; etc; etc e etc;
3 – Permite mudar a aparência da loja em um piscar de olhos
Algumas plataformas permitem alternar entre os temas pré-fabricados, mas se você quiser fazer alterações? Esqueça isso.
Devido a flexibilidade do WordPress, as loja baseadas em Woocommerce podem mudar sua aparência como bem entenderem, e sem qualquer parada no funcionamento ou grande investimento financeiro. Quer sua loja com um look diferente? Troque o seu tema com um clique. Existem diversos temas gratuitos específicos para Woocommerce, mas também é possível contratar uma empresa para criar algo sob medida para suas necessidades, e acredite, não há fator limitante para isso. Alterar o tema, mudar toda a sua loja em um piscar de olhos.
4 – O sistema de gerenciamento de conteúdo permite criar, de forma fácil, incríveis páginas dos produtos
As pessoas que ouviram falar que WordPress é “apenas” uma plataforma de blogs, ficam inseguras quanto a ter um loja virtual em WordPress. Hoje, existem CRMs, sistemas de aprendizado online, sistemas de gestão, sistemas de chamados, aplicativos mobile, entre milhares de soluções que são baseadas em WordPress.
Além disso, um bom bom gerenciamento de conteúdo é um requisito importante para uma grande plataforma de comércio eletrônico. WordPress é o melhor e maior sistema de gerenciamento de conteúdo do mundo. Para uma loja, isso se traduz em páginas de produto, institucionais e de notícias, criadas e editadas de forma bonita, fácil e rápida.
Algumas plataformas de comércio eletrônico requerem conhecimento de HTML para criar belas páginas, ou tem editores visuais ruins que não permitem a criação de páginas de produtos de alta qualidade, sem conhecimento de código ou a contratação de um desenvolvedor. Com o WordPress, no entanto, você pode usar o editor e ferramentas que você já está familiarizado para construir a sua loja.
5 – Com WooCommerce, você pode vender qualquer coisa, em qualquer lugar
WooCommerce é a melhor escolha, porque permite vender qualquer coisa, em qualquer lugar – lindamente. Venda produtos físicos com múltiplas variações(tamanhos, cores, graus. etc.) ou produtos digitais com download após a venda. Além disso, adicionando extensões pagas, você pode imediatamente começar a vender:
- Seu tempo (encanadores, manicure, eletricistas, etc);
- Quartos em um hotel ou outro local;
- Assinaturas para itens digitais ou físicos;
- Associações;
- Ingressos para eventos;
- etc.
Não importa o que você quer vender em sua loja. Tem vinte mil produtos, cada um com muitas variações? Factível. Tem um produto digital único, com apenas algumas imagens? Tudo certo.
6 – Lojas com WordPress estão ganhando
Entre a flexibilidade do código fonte aberto e a ampla disponibilidade de soluções gratuitas e pagas que podem ser ativadas em 1 click, está claro: WordPress dá as lojas online uma enorme vantagem.
Com mais de 16 milhões de downloads, Woocommerce é a base para 39% de todas as lojas virtuais ativas do mundo. Também é a plataforma de 9% dos maiores ecommerces do mundo, segunda colocação entre todas as plataformas. É a plataforma mais usada e a que mais cresce (estatísticas da Builtwith), então, caso adote, tenha certeza que estará em boas mãos.
Tradução e versão, por Vinicius Castro. Referência: https://woocommerce.com/2016/08/wordpress-stores-winning/
Muito bom o artigo. Mas ainda prefiro e-commerce em plataforma próprias para isso. Vocês sabem dizer por exemplo, qual plugin de woocommerce para vender em todos os market places do mercado? Existe?