Um terço das compras de Dia das Mães será feito pelo e-commerce, diz SPC Brasil
Segunda data comemorativa mais importante para o varejo em faturamento, o Dia das Mães deve injetar R$ 17,05 bilhões nos setores do comércio e serviços, segundo dados da SPC Brasil e CNDL. O e-commerce será responsável por 29% das compras de presentes, atrás apenas dos shopping centers, com 36% da preferência.
Neste ano, os produtos mais procurados serão as roupas (42%), perfumes (36%), calçados (23%) e cosméticos (21%). Questionados sobre o principal fator que os entrevistados levam em consideração na hora de comprar o presente, 27% elegeram a qualidade do presente, 21% priorizam o perfil da presenteada, 16% o desejo da presenteada e 13% o preço do presente.
A própria mãe (79%) será a mais presenteada, assim como as esposas (23%) e as sogras (19%).
Escorpião no bolso
Embora o percentual de consumidores que devem ir às compras seja elevado, a maior parte dos compradores está receosa para aumentar gastos na comparação com o ano passado, procurando manter o orçamento livre de dívidas.
Cerca de 19% dos consumidores entrevistados disseram já ter a intenção de desembolsar mais com os presentes. A maior parte, no entanto (36%), planeja gastar a mesma quantia que em 2017, enquanto 18% pensam em diminuir.
Entre os que pretendem gastar mais, as principais razões são comprar um presente melhor, estar com uma renda melhor em 2018 e por acreditar que os presentes estão mais caros. Por isso, o ticket médio – independentemente do canal de compra – projetado pelo levantamento é de R$ 153.
Internet como fonte de pesquisa
Perguntados se pretendem fazer pesquisa de preço antes de irem às compras, a maioria dos entrevistados (80%) afirma que sim, já 14% não pretendem, seja porque vão comprar nos estabelecimentos que já têm costume (6%), por gostarem de comprar o que veem e agrada (6%) ou por não terem tempo (2%).
Entre os que costumam fazer pesquisa de preços, a maioria (73%) utiliza sites na internet. Já 50% procuram os melhores preços em lojas de shopping, 46% em lojas de rua e 28% utilizam aplicativos de oferta.
Levando em consideração somente os que costumam pesquisar preços na internet, 72% recorrem ao Google, 51% utilizam sites de comparação de preços e 43% pesquisam nos mais variados sites de varejistas.
Metodologia
A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com 767 casos em um primeiro levantamento, para identificar o percentual de pessoas com intenção de comprar presentes no Dia das Mães.
Em seguida, continuaram a responder o questionário 602 casos, que tinham a intenção de comprar presente no Dia das Mães este ano.
As margens de erro, respectivamente, são de 3,5 pontos percentuais e 4,0 p.p. para um intervalo de confiança a 95%.
Referências: ecommercenews