Cases de mulheres que inspiram o e-commerce

bf6183361793e8b0302dfbe2abe515abNós mulheres já passamos por diversos processos de conquistas, já que um passado não tão distante nos configurou apenas como “do lar”. Sair para trabalhar? Nem pensar. Mulheres dirigindo seus carros? Direito ao voto? Jamais!

Essas três frases hoje soam absurdas mesmo para a nossa cultura – que apesar de esforços, ainda se mantém machista – e o fato é que depois de anos na luta, seguimos adiante para cada vez mais termos os nossos direitos, locais de fala e espaço garantidos para atuarmos nos mais diversos segmentos: queremos ser livres, advogadas, arquitetas, professoras, médicas, empreendedoras. E é justamente sobre esse último grupo que vamos falar agora, já que exemplos inspiradores no ecommerce não nos faltam!

O primeiro exemplo que trago é sobre a empreendedora em série Marcia Kilgore, que fundou negócios como a Bliss Spa, a Soap & Glory, a FitFlop, a Soaper Duper e a Beauty Pie, todos eles voltados para o mercado de beleza. Foram cinco companhias fundadas em cerca de duas décadas. Entre seus feitos, a revalorização dos SPAS e vendas milionárias. Mas, o que chama mais a atenção para nós, da área de marketing, é como suas ideias são disruptivas.

Seu mais recente empreendimento, a Beauty Pie é algo sem precedentes. Em resumo, trata-se de uma plataforma que trabalha com um serviço de assinatura: os clientes pagam cerca de US$ 10 ao mês e recebem incríveis descontos de mais de 80% em itens de beleza, como batons e máscara para cílios de excelente qualidade. E não existe fórmula mágica: o que ela faz é incluir transparência no processo e cortar os intermediários. Se você quiser conhecer ainda mais sobre o case, escrevi sobre ele aqui.download (1)

E o que falar sobre Jessica Alba? Além de ter participado em filmes de enorme sucesso de bilheteria, como Quarteto Fantástico e Sin City, também é considerada uma empresária de sucesso. Ela figura, inclusive, na listas da Forbes como uma das mulheres mais ricas do mundo, mas não por ser parte da indústria do entretenimento e sim de empreendedorismo, cujos resultados são invejáveis.

Tudo começou quando, durante sua primeira gravidez, ela começou a pensar na possibilidade de seu filho ter alergias aos produtos de bebês que estavam disponíveis na época. Isso porque, ela mesma, quando criança, desenvolveu diversas alergias e, com isso, algumas doenças.

Foi então que iniciou sua pesquisa por cada componente dos produtos e constatou que muitos deles possuíam toxinas rotuladas apenas como “fragrâncias”, que apesar de ser permitido pela legislação, podem causar reações e alergias. Depois ela percebeu essa oportunidade de mercado e desenvolveu produtos livres de substâncias tóxicas, bonitos, saudáveis, acessíveis e sustentáveis. Assim como a Beauty Pie, sua empresa também oferece assinaturas mensais e descontos. E além de vendas pelo e-commerce, The Honest está presente em lojas físicas.

Por fim, com certeza não podemos deixar de fora dessa lista a brasileira Luiza Helena Trajano: mulher, empreendedora, brasileira, presidente de uma empresa familiar e referência no varejo. Ela é a única executiva brasileira na lista global do WRC – World Retail Congress de 2018, que reconhece os varejistas que têm redesenhado o setor em seus países e segmentos de atuação.images

Ou seja, ela coroa a inovação e não há como falar sobre o tema sem pensar em toda a trajetória da Magazine Luiza, que teve a coragem e o ímpeto de adotar estratégias de startups para se reinventar diante da modernidade e também da crise no Brasil.

A discussão e a reflexão em torno do tema de gênero são de extrema importância para todas nós. As diferenças e a desvalorização do nosso papel acontecem o tempo todo, em muitos mercados, em vários níveis de hierarquias e principalmente, nos mínimos detalhes. É claro que existem diferenças fisiológicas, inclusive, que diferenciam as mulheres.

Mas é justamente o diferente que faz o mundo completo. E enxergar o sucesso evidente dessas mulheres incríveis renova a inspiração que precisamos para nunca esquecer que somos capazes e merecedoras de trilhar os caminhos que escolhermos para amar.

 

Referências: Ana Paula Andrade do ecommercebrasil.

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