Produtos Variáveis

Um Produto Variável ou Produto com Variações possui uma ou mais características que serão selecionadas pelo cliente no momento da compra. Essa publicação complementa o post Produtos Simples. Para conhecer melhor como cadastrar produtos é necessário consultar as duas publicações.

Vamos iniciar com um exemplo de produto variável: Se você vender roupas, para cada modelo você pode precisar disponibilizar tamanhos ( PP, P, M, G ou GG). Assim, o comprador poderá escolher o tamanho desejado, no momento da compra.

O uso de variáveis pode ser útil quando o produto apresentar tamanhos, cores, sabores, formatos, etc.

É possível criar muitas variações para cada produto, sendo que cada variação pode ter seu preço, estoque, código, imagem e dimensões diferenciadas. Para fazer isso, usamos os “Atributos de Variações”.

O primeiro passo para criar variações de produto é acessar o menu “Loja” >> “Produtos”, adicionar um novo produto e o definir como “Produto variável”.

dados-do-produto

Atributos

Antes de criar as variações, você deve criar os atributos. Para isso, ative a aba “Atributos” como mostrado abaixo.

Produtos

Você pode selecionar um dos atributos pré-cadastrados ou criar novos atributos de acordo com sua necessidade através da opção “Atributos Personalizados”. Após isso, clique em “Adicionar” e preencha os dados como descrito abaixo.

  1. Coloque cada valor separados dos outros por “|” (sem aspas) (ex: PP|P|M|G|GG);
  2. Se desejar utilizar vários atributos para um mesmo produto, repita esse processo;
  3. Marque a opção “Usado para variações;
  4. Deixe a opção “Visível na página do produto“* desmarcada;
  5. Clique em Salvar atributos;

Atributos

* A opção “Visível na página do produto” adiciona uma aba nova na página do produto com os detalhes do atributo. Porém, no caso de atributos usados em variações, isso é redundante, já que esses atributos são exibidos no topo da página. Por isso, a recomendação para deixar esta opção desmarcada.

Adicionando Variações

Depois de adicionar os atributos, é hora de finalmente criar as variações. Basta clicar na Aba “Variações” e seguir os passos abaixo:

  1. Clique no botão Adicionar Variação;
  2. Selecione a variável que você criou;
  3. Preencha a REF (código do produto ou SKU) ou deixe em branco se a variação não tiver um código;
  4. Preencha os dados do produto como estoque, preço, peso, etc;
  5. Repita o procedimento para todas as variações;

produto variavel

Na tela acima, existe uma opção chamada “Lincar todas as variações” que cria todas as variações para os atributos adicionados aos produtos. Isso muitas vezes poupa tempo. Só tenha cuidado nos casos em que o produto possui muitos atributos de variações, pois neste caso, o sistema vai criar todas as combinações possíveis de variações para esses atributos.

Cada variação de um produto possui os seguintes atribuído:

  • Uma imagem – clique no ícone para ver o carregador de imagem. Depois de escolher uma imagem, clique em “inserir post ‘;
  • REF – Defina o REF para a variação, ou deixe em branco para usar o REF do produto;
  • Habilitado – Desmarque a caixa para desabilitar a variação. Ela deixará de estar disponível;
  • Gerenciar estoque – Controla individualmente o estoque da variação;
  • Preço normal – O preço da variação;
  • Preço de venda – O preço de venda da variação. Use para dar descontos em relação ao valor definido no campo Preço normal;
  • Status do estoque – Controla se um produto é exibido com status “No estoque” ou “Fora do estoque”. Quando estiver usando o “Gerenciar estoque” está opção não terá efeito pois o estoque será controlado automaticamente pelo sistema;
  • Peso (kg) – O peso para variação em quilos, ou deixe em branco para usar o peso do produto pai;
  • Dimensões – As dimensões para variação, ou deixe em branco para usar as dimensões do produto pai.

Os dados do produto pai são definidos nas Abas Geral, Inventário e Entrega.

Se a opção “Gerenciar Estoque” não for ativado nas variações, será usado o estoque definido para o produto pai.

Caso todas as variações estejam com a opção “Gerenciar Estoque” ativada, é recomendável deixar essa opção desativada no produto pai, pois na prática ela não será utilizada. Na verdade, só servirá para poluir a listagem de produtos com estoque alto ou baixo, pois o produto pai será contabilizado como mais um produto neste relatório.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Fique a frente da concorrência.

Venda online para todo o Brasil!

Receba as últimas ideias sobre comércio eletrônico.