8 fatores que influenciam o consumidor na compra online

Poder ir às compras sem tirar o pijama ou ter a possibilidade de comprar um presente de aniversário enquanto se arruma no salão de beleza são algumas das mordomias que a compra online oferece.download (7)

Mas além de facilidade e comodidade, há outros fatores que o consumidor leva em conta na hora de comprar pela internet. Um estudo recente realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostra que, para 50% dos consumidores, melhores preços é um chamariz para o comércio eletrônico.

Já para 33% das pessoas, a economia de tempo é a grande vantagem das compras eletrônicas e, ainda, 27% afirmam que a facilidade para comparar produtos de marcas concorrentes é o que os levam a comprar pela internet.

Facilidade para navegar no site, qualidade e trocas sem burocracia são mais alguns exemplos que podem conquistar o e-consumidor ou espantá-lo para o concorrente.

Veja, abaixo, oito fatores que influenciam na decisão de compra, e mantenha-os sempre no seu radar:

Frete grátis

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Ele está no topo da lista de benefícios preferidos dos e-consumidores. De acordo com pesquisa do Boston Consulting Gropu (BCG), 74% dos consumidores afirmam que o “frete grátis” é fator de influência na hora de decidir, ou não, comprar online.

Programe-se para, pelo menos uma vez no ano, oferecer esse benefício ao seu cliente. Aproveite, por exemplo, o gancho do “Dia do Frete Grátis”. No entanto, a ação não pode prejudicar suas finanças, então ela deve ser bem pensada e planejada.

Troca sem complicação

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Ficar um mês esperando o retorno de uma loja virtual que levou o produto para troca e ainda não fez a reposição, não rola. De acordo com dados publicados pela consultoria e-Bit, 47% dos consumidores passaram a comprar menos pela internet por causa da complicação nas trocas.

Não perca seu cliente para essa estatística. Facilite as trocas. Comece por deixar claro como funciona o processo, publicando uma política de trocas em seu site, em lugar de fácil visualização.

Analise possibilidades para tornar esse processo menos moroso. Por exemplo, ao retirar, já entregue o novo produto. Além de rapidez, você economiza no frete, poupando uma viagem.

Avaliações de produtos

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Uma opinião amiga, ou nem tão amiga assim, também conta na hora de fechar o negócio. Dados da pesquisa do IBOPE e-commerce mostram que mais de 47% das pessoas procuram informações sobre o produto antes de realizar uma compra.

Disponibilize, em sua loja, a opção de avaliar os produtos. Notas ou resenhas, tanto faz, o importante é que haja algum sistema que possibilite ao cliente dar a sua opinião. E mais do que isso, incentive os clientes a comentarem. De nada adianta o espaço, se não houver participação.

Campo de busca eficiente

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Sabe quando você começa a procurar algo na bagunça de seu quarto e não acha, e então, você deixa para lá? Pois é, essa mesma “preguiça” pode acometer o cliente que tenta procurar por um produto na sua loja e não encontra. E você já sabe qual é o desfecho dessa história, né? Ele desiste e vai comprar no concorrente.

Dados da SLISystem, empresa especializada em comércio eletrônico, mostram que mais de 34% das pessoas que acessam lojas virtuais utilizam o campo de busca para facilitar a localização dos produtos desejados.

Certifique-se que o seu está funcionando corretamente. Você pode, inclusive, ir além, implantando o sistema que além de resultados precisos, traz os semelhantes. A estratégia pode se converter em vendas.

Navegação intuitiva

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Um layout bem planejado e uma navegação eficaz podem ajudar a aumentar suas vendas e impactar na percepção de qualidade de seus serviços.

Nunca é demais lembrar a importância do layout responsivo. A consultoria e-bit estima que os dispositivos móveis irão alcançar uma participação de 10% do mercado até o final de 2015. E se o site de sua loja não suportar esse tipo de navegação, você terá uma significativa perda de clientes.

Estoque sortido


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Contar com uma boa variedade de produtos, ainda que com menor quantidade de peças em estoque, também é aconselhável. Assim como em uma loja física, o cliente experimenta dezenas de vestidos até escolher o que lhe caia melhor, no comércio eletrônico ele também quer opções.

Além de evitar que o consumidor vá procurar alternativas no concorrente, você pode aumentar as chances de venda. Afinal, quantas mulheres não entram em uma loja para comprar uma pecinha e saem com um guarda-roupa inteiro?

Novidades

 

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Além de estar por dentro das tendências do mercado, sua loja tem que estar renovando o mix de produtos constantemente. Faça liquidações para esvaziar o estoque a cada estação e renove suas prateleiras sempre que possível.

Formas de pagamento

 

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Você aceita múltiplos meios de pagamento? Dinheiro, cartão, depósito bancário, débito em conta e boleto? Se não, é melhor rever seu sistema. Um estudo realizado pela CyberSource Corp constatou que as lojas virtuais que fornecem quatro ou mais métodos de pagamento têm uma taxa de conversão de vendas 12% maior que aquelas que oferecem apenas uma opção.

Além de alternativas, é importante também disponibilizar o parcelamento das compras. Pesquisa realizada pela e-bit mostra que 64% dos e-consumidores preferem compras parceladas. Sua loja está em dia com todos os quesitos que influenciam as compras pela internet? Arrume a casa e boas vendas!download (6)

 

 

Referências: ecommercebrasil.

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