• Home
  • /Dicas
  • /Loja virtual exige mesmo empenho do que empreendimento físico

Loja virtual exige mesmo empenho do que empreendimento físico

Print

O desafio de abrir uma loja virtual na internet exige do empreendedor o mesmo empenho que ele dedicaria caso o negócio fosse um estabelecimento físico, de alvenaria, com prateleiras e vitrines. Especialistas apontam a necessidade de uma gestão eficiente e o uso de ferramentas como aplicativos e redes sociais para que o investimento dê certo.

A engenheira de produção Ana Carolina Cunha, de 26 anos, abriu uma loja virtual de roupas femininas, há três meses, em sociedade com o cunhado, que mora em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Formada pela UnB, ELA investiu em curso de corte e costura, pra saber como desenvolver os modelos. A meta é ter a própria confecção e poder trabalhar no “chão de fábrica”.

Para divulgar a marca e aumentar as vendas, Ana usa as redes sociais e também um portal de vendas pela internet, especializado em vestuário. “Ainda tenho muito o que aprender”, diz.  Apesar de ter aberto a loja virtual há três meses, a preparação para o negócio levou um ano.
O projeto final da faculdade de engenharia de produção foi a viabilidade econômica da loja (veja vídeo).

Ela seguiu instintivamente a recomendação de especialistas, de investir pelo menos um ano na elaboração de um plano de negócio. Veja onde buscar dicas pra abrir uma loja virtual:

Sebrae
A entidade tem um guia de como montar um negócio na internet, com orientaçõs sobre como montar um polano de negócios, identificar clientes potenciais e metas.

Confederação dos Diretores Lojistas
A entidade acaba de lançar o portal Inova Varejo, para incentivar empreendedores que já têm loja física e querem abrir uma virtual ou fazer só a loja virtual, com dicas de ferramentas modernas de gestão, exposição etc.

Links diversos
Portal voltado para empreendedores tem links pra 50 sites e aplicativos, entre eles o “Tamo Junto”, da ONG Aliança Empreendedora. Há videoaulas para os interessados em entrar no mercado.

Fonte: G1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Fique a frente da concorrência.

Venda online para todo o Brasil!

Receba as últimas ideias sobre comércio eletrônico.