Fique por dentro das tendências do e-commerce

Via Sebrae.grandes-tendencias-para-e-commerce-em-2016O cenário favorece novos negócios. A expectativa é que o setor seja responsável pelo crescimento de 5% ao ano do total de vendas no varejo.

A expectativa de crescimento para o comércio eletrônico permanece em alta no Brasil. De acordo com levantamento realizado pelo  eMarketer, instituto de pesquisa estadunidense especializado no mercado virtual, o cenário é favorável para quem deseja investir ou expandir os negócios no e-commerce.

O estudo mostrou, por exemplo, que o país é o 10º na lista de maiores vendedores online do mundo e o único representante da América Latina.

Espera-se, ainda, que o e-commerce seja responsável por cerca de 5% do total crescimento anual das vendas (tanto online quanto offline) no Brasil até 2018.

Preferência do consumidor

O eMarketer aponta também a preferência dos consumidores brasileiros no e-commerce: 18% das vendas são de produtos de moda e acessórios, seguidos por produtos de saúde e beleza, que correspondem a 16%. Em terceiro lugar, com 11%, estão os eletrodomésticos.

Há ainda telefonia celular e computadores, responsáveis por 7% das vendas (cada um). Os eletrônicos de consumo vêm um pouco abaixo, com 6%. A perspectiva é que esses índices aumentem nos próximos anos.

Os períodos de maiores vendas são os mesmos do mercado tradicional: Natal,Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Dia das Crianças.

Os empresários devem ficar atentos a essas datas comemorativas para organizar suas campanhas e oferecer descontos aos clientes, impulsionando as vendas.

Tendências

O crescimento das vendas online – aliado aos avanços tecnológicas – tem mudado gradativamente o sistema e-commerce, possibilitando que as tendências renovem o mercado.

Uma das principais novidades é a adequação da loja virtual aos dispositivos móveis. A implementação de plataforma adaptada para os smartphones e tablets é imperativa para quem deseja ampliar ou investir no e-commerce.

A atualização no layout da loja virtual é facilitada pelas mudanças nas plataformas de hospedagem, que têm se tornado mais baratas e de fácil operação.

Maior flexibilidade operacional com menor custo é outra novidade que amplia as possibilidades para empreendimentos no comércio eletrônico.

Outra tendência que tem ganhado espaço é o atendimento em tempo real. Muitas lojas virtuais já têm espaço para chats, nos quais o cliente pode tirar dúvidas ou pedir sugestões.

Essa perspectiva da empresa ser mais responsiva também funciona nas redes sociais e aplicativos de compartilhamento de conteúdo.

Fidelização

Facilidade na compra e rapidez na entrega são fatores cruciais para fidelizar o cliente. Pesquisas apontam que o cumprimento do prazo de entrega é o principal ponto que motiva o consumidor a comprar novamente em uma loja virtual.

É importante que a empresa de e-commerce estruture-se de maneira a agilizar todas as etapas do processo de venda, atendendo às expectativas dos compradores.

Além de esclarecer para o cliente sobre quais são as políticas de entrega e de troca de produtos, assim como manter canais de comunicação que atendam rapidamente às demandas dos clientes.

Regulamentação

Em 2013, entrou em vigor o Decreto nº 7.962, que estabeleceu critérios para o e-commerce no Brasil. A regulamentação também definiu normas para o sistema de compras coletivas.

Confira a seguir as principais regras:

  • Identificação completa do fornecedor;
  • Informar o endereço físico da empresa;
  • Oferecer dados claros e precisos, incluindo características do produto, material e preço;
  • Oferecer um resumo detalhado da compra, com valor, forma de pagamento e prazo de entrega;
  • Confirmação da compra no e-mail cadastrado pelo cliente;
  • Manter um sistema de atendimento eletrônico de rápido acesso;
  • Garantir a segurança das informações do cliente;
  • Garantir o direito a troca e devolução do produto, com o estorno do valor pago à agência de crédito.

Acesse a cartilha Aspectos Legais do E-commerce, produzida pelo Sebrae, e veja mais detalhes sobre a regulamentação para o comércio virtual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *