Principais pontos para um ecommerce de sucesso

O comércio eletrônico já é, há algum tempo, uma boa oportunidade de negócio. Estre as vantagens estão, poder vender para consumidores de todo o mundo e não precisar de um ponto de venda físico.

Ecommerce

Porém, existem vários pontos importantes que precisam ser considerados na hora de abrir um negócio online. Alguns desses pontos, valem também para lojas tradicionais, outros, são exclusivos das lojas virtuais.

Público Alvo

Antes de tudo, é preciso conhecer e entender o seu público alvo. Identificar principais dificuldades, desejos e necessidades. Faixa de renda e canais de comunicação mais usados.

Estoque e Logística

Ter um bom estoque é importante para qualquer negócio que venda produtos. Em um negócio online, a logística tem um papel de destaque. Quanto mais vendas, maior deve ser o estoque e mais eficiente deve ser a logística. Atrasos na entrega geram muita insatisfação. Um cliente insatisfeito pode causar um grande estrago nas redes sociais.

Ajuda muito quando a plataforma da loja virtual tem um bom controle de estoque, gerenciamento de pedidos e cálculo automático do frete.

Divulgação

Não adianta ter o melhor estoque, preço ou um visual legal, se ninguém sabe que a sua loja existe. É para isso que existe o marketing digital. As duas ferramentas mais importantes hoje são as publicações pagas do facebook e os links patrocinados do google. Complementarmente vem o e-mail marketing, twiiter, instagram, linkedin e blog corporativo. É preciso estar presente e explorar as ferramentas mais usadas pelo seu público-alvo, por isso é tão importante conhecê-lo bem. Para tornar a divulgação mais fácil e eficiente, a loja deve possuir integração com as principais redes sociais, ser otimizada para as ferramentas de busca (SEO) e ter uma área reservada para a publicação de notícias interessantes para o público alvo do negócio.

Formas de pagamento

Oferecer diversas opções de pagamento e parcelamento é fundamental. Por isso é importante que a loja tenha suporte aos serviços que intermedeiam pagamentos online, como o PagSeguro que, além de ser bastante conhecido do público brasileiro, oferece mais de 25 meios de pagamento e parcelamento online.

Plataforma

É preciso escolher uma plataforma que seja simples para utilizar e que atenda bem a todos os pontos citados. Porém, não adianta contratar um serviço simples e que atenda às suas necessidades iniciais, se ele não puder ser facilmente expandido quando sua loja estiver com muito tráfego ou quando demandas por novos recursos surgirem.

Na plataforma Virtuaria, caso sua loja cresça (muitos acessos), ela poderá ser migrada para um servidor mais potente de forma simples e gradual para você, além de transparente para seus clientes. Cada loja Virtuaria pode ter seu próprio servidor dedicado na nuvem, sendo que o fornecedor é a Amazon ( aws.amazon.com ), nada menos que a maior empresa do mundo nesse setor. Isso significa que, para uma loja Virtuaria, o infinito é o limite.

Mobile

Uma pesquisa recente feita pelo Google indicou que atualmente 60% do tráfego da internet vem de dispositivos móveis. Com tanta gente assim usando essa tecnologia é importantíssimo ter uma loja virtual que se adapte a diversos tamanhos de tela para permitir uma boa experiência de uso também nos dispositivos móveis.

Para piorar, ou melhorar, dependendo do ponto de vista, recentemente o google alterou seu algorítimo para penalizar, em pesquisas feitas a partir de dispositivos móveis, os sites não adaptados para estes dispositivos (não responsivos). Isso significa simplesmente que para 60% do trafego da internet, sua loja pode deixar de existir.

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Por: Vinicius Castro / Virtuaria

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